Plataforma de Comunicação Digital

porto

Câmara do Porto recusa aumentar rendas nos bairros em 2023

Os contratos de habitação no Porto, em regime de arrendamento apoiado, não verão as suas rendas aumentar no próximo ano. O Município anunciou, esta quarta-feira, que “não irá aplicar o coeficiente de atualização proposto pelo Governo”.

O aumento de 2% no valor das rendas proposto pelo Governo foi recusado pela Câmara do Porto no que diz respeito aos “inquilinos municipais abrangidos pelo regime de renda apoiada”. O Município “não irá aplicar o coeficiente de atualização de rendas proposto pelo Governo em 2023”, revelou esta quarta-feira, através da sua página oficial. A decisão irá beneficiar cerca de 12 mil famílias e a Domus Social “tal como acontece desde 2019, não vai aplicar este aumento aos inquilinos municipais abrangidos pelo regime de renda apoiada”, acrescenta a Autarquia.

Segundo a Câmara do Porto, “a última vez que as rendas dos fogos municipais foram atualizadas de acordo com o valor publicado em portaria foi em abril de 2019”. Refere ainda que “com a decisão agora tomada mantém-se, assim, a prossecução de medidas que vigoram desde 2020, vocacionadas a apoiar as famílias portuenses mais vulneráveis”.

No Porto, perto de 30 mil pessoas vivem em habitação pública municipal em regime de arrendamento apoiado, o que corresponde a cerca de 12% da população da cidade.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial