Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoPortuenses

Porto Solidário: 11ª edição atinge número recorde de candidaturas

As candidaturas à 11ª edição do Porto Solidário, o programa municipal de apoio à renda e à prestação bancária, encerraram no dia 28 de fevereiro, às 23h59. No total, a Domus Social, empresa responsável pela gestão do fundo de emergência municipal, recebeu mais de mil candidaturas, número recorde que supera todas as edições anteriores do programa.

Dos pedidos recebidos, 92,59% são de agregados que necessitam de apoio com o pagamento da renda da casa. Por sua vez, os restantes 7,41% dizem respeito a famílias com prestação bancária. Ainda que em menor número, comparativamente com a edição anterior, o número de famílias com habitação própria a pedir apoio do Município mais do que duplicou.

Segundo os dados recolhidos pela Domus Social, as famílias candidatas têm uma dimensão média de 2,14 elementos e a maioria reside nas freguesias do Centro Histórico do Porto (22,8%), Bonfim (19,7%), Campanhã (19%) e Paranhos (19%).

Para estes agregados, a renda da casa corresponde, em média, a uma despesa de 378 euros, para um rendimento mensal de apenas 672 euros, o que significa que mais de metade dos seus rendimentos (56%) são alocados ao pagamento da habitação. Comparando com a edição anterior, é possível perceber que o rendimento médio das famílias candidatas aumentou cerca de 70 euros, mas esse aumento foi acompanhando também por um aumento do valor médio da renda e da prestação bancária em cerca de 30 euros.

A Domus Social dará agora início à análise das candidaturas. Para o ano de 2023, o Município tem prevista a atribuição de 2,6 milhões de euros em apoios. Recorde-se que, atualmente, são mais de 1200 as famílias que beneficiam do apoio do Porto Solidário.

Desde a sua criação, em 2014, o Município já investiu mais de 13 milhões de euros neste programa.

Fonte: Porto.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial