O empresário Rui Nabeiro, fundador do grupo Nabeiro – Delta Cafés morreu hoje, aos 91 anos, de doença, no hospital da Luz, em Lisboa, informou à “Lusa” fonte do grupo. “A data e o programa das exéquias serão oportunamente comunicados”, informou.
“É com profundo pesar que a família Nabeiro informa que faleceu hoje, dia 19 de março, o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, presidente e fundador do Grupo Nabeiro — Delta Cafés”, lê-se num comunicado emitido pela empresa.
“O espírito empreendedor e a sua ética de trabalho estiveram sempre presentes nos momentos decisivos da sua vida. Em 1961, criou a Delta Cafés, dando origem a um grupo empresarial que hoje lidera o mercado dos cafés em Portugal e hoje em forte expansão nos mercados internacionais. Toda a família Delta está profundamente triste com esta perda e estende as sinceras condolências a todos aqueles que também hoje perderam um grande amigo. Estamos todos empenhados em continuar o seu legado e honrar a sua visão, continuando a produzir o melhor café do mundo, apoiando as comunidades locais e promovendo a sustentabilidade”.
O Comendador Rui Nabeiro “encontrava-se hospitalizado no Hospital da Luz, devido a problemas respiratórios”, refere o comunicado supracitado, veiculado pelo Grupo Nabeiro.
Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu a 28 de Março de 1931 em Campo Maior, vila alentejana, oriundo de uma família humilde. Começou a trabalhar por volta dos 12 anos.
Apenas com 17 anos, depois da morte do pai, chefiou a empresa da família, uma pequena torrefação. Enveredou pela venda de café em Espanha e abriu, mais tarde, uma sociedade com os tios, a “Torrefação Camelo”, que posteriormente vendeu.
Em 1961 erigiu a Delta Cafés. “Na vila alentejana de Campo Maior, num pequeno armazém com 50 metros quadrados e sem grandes recursos, inicia a actividade com apenas duas bolas de torra de 30 kg de capacidade”, refere o site da empresa, actualmente já com 62 anos de história. “Um Cliente um Amigo” era a filosofia de gestão de Rui Nabeiro, plasmada no que a Delta escreve sobre si própria, “Uma Marca de Rosto Humano” .
Antes do 25 de abril de 1974, Rui Nabeiro foi, por duas vezes, nomeado presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, em 1962 e 1972. Voltaria a ocupar o cargo em 1977, já via eleições livres, sendo reeleito duas vezes e permanecendo na presidência até 1986.
Líder no mercado dos cafés, criou em 1982 a Novadelta e, em 1984, constituiu uma nova fábrica de torrefação, na época a maior da Península Ibérica. Em 1988 abriu a holding Nabeirogest, que reúne investimentos no ramo agrícola e vitivinícola, na distribuição alimentar e de bebidas, no retalho automóvel, no comércio imobiliário e hotelaria.
A 9 de Junho de 1995, Mário Soares, na altura Presidente da República, agraciou-o com o grau de comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial Classe Industrial. A 5 de Janeiro de 2006, na presidência de Jorge Sampaio, foi distinguido como comendador da Ordem do Infante D. Henrique.
Em 2007 inaugurou o Centro Educativo Alice Nabeiro, para responder a necessidades extra-escolares das crianças de Campo Maior. Com o patrocínio da Delta, a Universidade de Évora criou, em 2009, a Cátedra Rui Nabeiro, destinada à promoção da investigação, do ensino e da divulgação científica na área da biodiversidade.