Plataforma de Comunicação Digital

Matosinhos

Matosinhos avança com um projeto que pretende recolher resíduos alimentares em 16 mil casas

Na cidade de Matosinhos estão a ser instalados 220 equipamentos de acesso condicionado com o propósito de recolher resíduos alimentares de 16 mil habitações.

Este é um projeto que se inicia na freguesia de Leça da Palmeira e será alargado, nesta primeira fase, às freguesias da Senhora da Hora e São Mamede de Infesta.

Segundo informações do Jornal de Notícias, esta iniciativa inclui a presença de uma equipa de sensibilização que irá se deslocar às casas para informar sobre o funcionamento dos equipamentos instalados na via pública. Cada kit contém ainda um balde de 10 litros e um cartão de acesso ao equipamento de recolha.

Este projeto tem como principal intenção, fazer uma recolha seletiva de “resíduos orgânicos em 16 mil habitações, abrangendo cerca de 35 mil habitantes”.

“A candidatura a fundos europeus teve o valor total de 998 mil euros. Foram também submetidas ações e meios de suporte para a realização do projeto, nomeadamente, viaturas a gás natural com sistema de lava contentores, 220 ilhas de equipamentos inteligentes (contentores de rua) e sensibilização ambiental.”, assinala o JN.

A Câmara explica que “com este projeto o município de Matosinhos reforça o seu compromisso na valorização do resíduo como um recurso e na correta separação e valorização da fração alimentar dos nossos resíduos”. “A próxima fase do projeto prevê o alargamento desta recolha a todo o concelho”, acrescenta em comunicado.

Este tipo de recolha através de contentores inteligentes é um dos métodos adotados pelos municípios da área de intervenção da Lipor, onde se realiza a transformação dos resíduos em composto que podem posteriormente serem usados nas hortas biológicas.

Imagem: JN

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial