Plataforma de Comunicação Digital

Vila Nova de Gaia

Habitantes insatisfeitos com o novo Cais para navios-hotéis em Vila Nova de Gaia

O novo cais para navios-hotéis em Vila Nova de Gaia pode interferir com relação entre cidade e o rio. Atualmente os navios-hotéis estacionam no cais do centro de Gaia.

O novo terminal escolhido, fica lozalizado no Cais do Cavaco, perto da Ponte da Arrábida, a 4 Km da foz do Porto.

Este projeto de construção, custará mais de 50 milhões de euros, tem dois pisos, 14 metros de altura e será construído sobre o rio e a avalização do impacto ambiental do projecto de terminal estará em consulta pública até ao dia 14 de junho, assinala o Público.

As primeiras constetações vieram por parte dos moradores de um empreendimento de luxo, localizado junto à margem do Cais do Cavaco. Os residentes nesta zona apoiam que o movimento natural que o turismo traz, pode vir a prejudicar o sossego daquela zona.

O arquiteto e investigador José Pedro Tenreiro, confirma ao Jornal Público que esta é uma construção “que implica o aterro de grande parte do rio e há a transformação da vista que se tem da marginal de Gaia para o Porto”, acrescentando que “cria-se uma descontinuidade e aquela zona passa a ser um estacionamento com navios que, mesmo sendo fluviais, já são de grande porte”.

Contudo, o geógrafo Rio Fernandes afirmou que “estar a tapar o rio com construções é completamente desajustado”.

Imagem: Negócios

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial