Site icon

Segundo maior tubarão do mundo fotografado em Viana do Castelo

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) divulgou no último domingo que um tubarão-frade (Cetorhinus maximus) foi recentemente avistado próximo à costa de Viana do Castelo, nas proximidades do parque eólico flutuante ‘off-shore’.

Segundo o comunicado do organismo público, este tipo de tubarão é de tamanho impressionante, mas não representa perigo, uma vez que se alimenta de krill, plâncton e ovas de peixe.

O tubarão-frade é considerado o segundo maior tubarão do mundo, podendo atingir cerca de 10 metros de comprimento, ficando apenas atrás do tubarão-baleia.

A DGRM informou que esses tubarões geralmente são avistados em áreas onde a água é rica em alimentos e não demonstram receio em se aproximar de pessoas ou embarcações. Eles possuem a habilidade de aspirar água enquanto retêm o alimento, sendo capazes de filtrar mais de duas mil toneladas de água por hora.

Embora avistamentos desta espécie tenham ocorrido várias vezes na costa atlântica de Portugal, a DGRM destaca que nunca houve registo de qualquer incidente relacionado a esses tubarões.

Exit mobile version