Site icon Rádio Portuense

Soros e antibióticos contaminados

O Instituto Nacional de Farmácia e Medicamentos (Infarmed) tomou a decisão de interromper a distribuição de várias remessas de soro glucosado e solução fisiológica, bem como de um medicamento antibiótico destinado à terapia intravenosa, devido à identificação de contaminação.

A Autoridade Nacional para Medicamentos e Produtos de Saúde informou que esta medida abrange um conjunto de lotes de soro glucosado isotónico e solução fisiológica, assim como seis lotes de Metronidazol Iv Braun.

De acordo com o comunicado emitido pelo Infarmed, a ação foi desencadeada após a identificação de “um defeito de qualidade referente a uma contaminação cruzada dos recipientes da embalagem primária de medicamentos para perfusão”.

Além da suspensão imediata da distribuição, o Infarmed alerta que as instituições que possuam esses lotes em stock não têm permissão para comercializá-los, distribuí-los ou administrá-los, sendo instruídas a devolvê-los.

O comunicado ressalta que os pacientes que estejam a receber tratamento com medicamentos provenientes destes lotes não devem interromper o seu tratamento, mas sim entrar em contacto com o seu médico para discutir a possibilidade de substituição por outro lote ou medicamento alternativo.

Exit mobile version