“Situação 21”: projeto colaborativo que junta várias galerias do Porto
O projeto ”Situação 21” resulta de um trabalho colaborativo entre seis galerias da cidade do Porto, e terá o seu primeiro momento de apresentação com a exposição coletiva “Histórias com amanhã – uma cartografia solidária da relevância das galerias do Porto”, comissariada por Miguel von Hafe Pérez. A abertura está marcada para o dia 15 de abril, entre as 15 e as 20 horas.
É criado e organizado pelas galerias promotoras com a coprodução da Câmara Municipal do Porto, e vai integrar as seguintes exposições: “Contemporâneos” (curadoria de Andreia Garcia) na Galeria Fernando Santos, “Os conviventes” (curadoria de Pedro de Llano) na Galeria Nuno Centeno, “We Want Electricity” (curadoria de Susana Lourenço Marques) na Galeria Pedro Oliveira, “Pontas duplas / Split ends /” (curadoria de Aida Castro) na Galeria Presença, “Ária do encanto – uma flor que talvez não distinga o céu e a terra” (curadoria de Luís Pinto Nunes e Luís Albuquerque Pinho) na Galeria Quadrado Azul, e “Uteropias” (curadoria de Samuel Silva) na KUBIKGALLERY.
Abrem portas já este mês, dia 15 de abril e encerram a 5 de junho. As diferentes exposições contam com a participação de artistas de cada uma das galerias e outros sem vínculos a estes espaços, mas todos com ligação à cidade do Porto.
Criado numa conjuntura social e económica particularmente desafiante, o projeto “Situação 21” pretende sublinhar a importância do trabalho desenvolvido pelas galerias, realçando a pertinência da sua ação num sentido prospetivo, enquanto motores de inovação, produção e criatividade e agentes decisivos de internacionalização dos artistas nacionais.
FONTE: Porto.