Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

Câmara do Porto vence prémio “Cidade” dos Global Mobi Awards PRIO

A câmara do Porto recebeu o prémio “Cidade”, na cerimónia dos Global Mobi Awards PRIO.  O reconhecimento é atribuído ao projeto IDEA – Utilização partilhada e eficiente da via pública, que contempla a gestão inovadora da utilização dos lugares de estacionamento junto às zonas escolares.

O júri do concurso era composto por arquitetos, engenheiros, jornalistas e especialistas nas áreas do urbanismo, mobilidade e transportes.

O projeto, alvo da candidatura apresentada pela Câmara do Porto, em conjunto com o CEiiA e IST-ID, incide sobre a utilização partilhada e eficiente da via pública junto às zonas escolares, que evoluiu desde um uso partilhado de lugares de cargas e descargas de mercadorias até soluções de partilha da via como temos atualmente nas zonas escolares devidamente sinalizadas e com imagem própria.

O sistema, conhecido como “kiss & ride”, substitui o pressuposto de lugares de estacionamento reservados em frente às escolas, por espaços partilhados na sua utilização. Essa identificação é facilmente percetível pelos pontos azuis assinalados no pavimento e por sinalização vertical própria.

Um dos pontos mais fortes do IDEA , e que também pesou na atribuição do prémio , é que a solução é facilmente replicável noutras localizações, sendo a sua implementação de baixo custo, resumindo-se ao custo da sinalização vertical e horizontal, e correspondente divulgação.

Cristina Pimentel, vereadora dos Transportes da Câmara do Porto recebeu o prémio entregue pelo presidente do conselho de administração do Global Media Group, Marco Galinha, em representação do município.

Os Global Mobi Awards PRIO são uma iniciativa do grupo Global Media, promovida pelo Dinheiro Vivo e pelo Motor24, em parceria com a PRIO.

Fonte: Porto.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial