Bolas de Berlim foram oferecidas na Avenida dos Aliados

Bolas de Berlim foram oferecidas na Avenida dos Aliados post thumbnail image

UE distribuiu bolas de Berlim para sensibilizar sobre mitos da Europa

A representação da Comissão Europeia em Portugal esteve esta quarta feira de manhã a oferecer bolas de Berlim à frente da Câmara Municipal do Porto, com o intuito de esclarecer a população acerca de mitos sobre a União Europeia.

A iniciativa de sensibilização, denominada “Bolas de Bruxelas”, é inspirada no mito «a UE proibiu a venda de bolas de Berlim com creme». No entanto, existem outros bastante generalizados como “O YouTube vai acabar?” ou “A União Europeia proibiu o brinde no Bolo-Rei?”.

No local onde estiveram a ser oferecidas as bolas, estiveram membros representantes da Comissão Europeia a negar mitos como estes e a transmitir informação legítima sobre o projeto Europeu. Esta foi a segunda ação da iniciativa «Bolas de Bruxelas», sendo que a primeira aconteceu em Lisboa no verão.

A campanha é apenas uma das várias ações da Representação da Comissão Europeia em Portugal na luta contra as fake news e a iliteracia mediática. Para além de ter esse propósito, a “Bolas de Bruxelas” ganhou especial relevância pois faltam dois meses para as Eleições Europeias, nas quais é fundamental que os cidadãos votem de forma informada e responsável.

No último inquérito Eurobarómetro, 83% das pessoas entrevistadas afirmaram que as notícias falsas são um perigo para a democracia.

O inquérito realçou ainda a importância de órgãos de comunicação de qualidade, sendo que a maioria dos inquiridos é da opinião que os média tradicionais são a fonte noticiosa mais fiável, enquanto que os jornais online e websites de vídeo são as fontes de informação que inspiram menos confiança.

Autor do artigo: Matilde Durães

Related Post