A Mercadona abriu no passado dia 16 de dezembro o seu vigésimo supermercado em Portugal. A nova loja encontra-se instalada em Campanhã – Porto, na Alameda de Cartes, nº 448.
Com uma área de venda de 1.900 m2, a abertura deste supermercado supôs a criação de 60 postos de trabalho sendo que todos os colaboradores têm contratos sem termo desde o primeiro dia, como é política da Mercadona. Este supermercado conta com um parque de estacionamento de 100 lugares, dispondo das secções de Talho, Charcutaria, Peixaria, Pastelaria e Padaria, Perfumaria, Frutas e Legumes e, claro, a do Pronto a Comer, com uma vasta oferta de refeições quentes prontas a levar. Refira-se ainda que este espaço foi concebido segundo o Modelo de Loja Eficiente que a Mercadona está a implementar em toda a sua cadeia e que representa uma poupança energética superior a 40% face a uma loja tradicional.
Na construção desta loja foi recuperada a chaminé industrial que se encontrava em estado devoluto neste espaço, preservando assim um símbolo característico da antiga zona industrial.
A empresa, tal como tem vindo a fazer desde o início desta situação de pandemia, continuará a aplicar todas as medidas de segurança dentro das suas lojas com o objetivo de garantir a saúde e segurança dos seus colaboradores e clientes.
Atualmente, o horário de funcionamento do supermercado Mercadona de Campanhã é das 9:00h às 21:30h, de segunda a sexta-feira, e das 8:00h às 13:00h aos sábados e domingos, em cumprimento com o Decreto 11/2020. O horário está sujeito às restrições temporárias que eventualmente venham a ser decretadas pelas entidades competentes, e que serão informadas nos canais próprios da empresa.
Segundo Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto: “A Câmara Municipal do Porto congratula-se com a abertura, na Freguesia de Campanhã, da 20º loja da Mercadona em Portugal, certo que irá ajudar a servir melhor os portuenses, estando este investimento alinhado com a aposta do Município na zona oriental da cidade. Este novo espaço fica assim ligado a projetos emblemáticos em curso nesta zona do Município, nomeadamente o Terminal Intermodal de Campanhã, que se encontra em fase final de construção, e o Projeto Matadouro, um investimento de 40 milhões de euros, com início dos trabalhos previsto para setembro de 2021, que constituirá um novo polo económico, empresarial e cultural vibrante na zona oriental da cidade. A loja da Mercadona de Campanhã reforça assim o plano de desenvolvimento da Câmara Municipal do Porto nesta zona da maior importância para o progresso da cidade, e que constitui uma das grandes prioridades do Plano de Desenvolvimento Municipal. Este é mais um sinal que a Cidade do Porto continua, apesar do contexto económico adverso devido à pandemia, a ser um local de eleição para a realização de novos investimentos, condição verificada também pela manutenção de novos pedidos de apoio à realização de investimentos no Município junto da InvestPorto, o que indicia a recuperação económica da cidade. Desejamos à Mercadona o maior sucesso, e que este se traduza também na dinamização da economia local através da promoção de emprego, parcerias com outros agentes económicos e interação com a comunidade em geral, tornando-se assim num ator vivo no desenvolvimento da Cidade do Porto”.
Joana Ribeiro, Diretora de Relações Externas da Mercadona no Distrito do Porto, refere: “É com enorme orgulho que abrimos a 20º loja da Mercadona em Portugal, desta vez em Campanhã, na cidade do Porto. O investimento realizado nesta segunda loja da cidade, vai permitir levar o nosso conceito de loja eficiente a uma zona em exponencial crescimento e revitalização. O nosso objetivo passa por oferecer um espaço cómodo, com corredores largos, e uma ampla gama de produtos com a máxima qualidade a preços muito competitivos. A Mercadona vai também reforçar as doações diárias de produtos de primeira necessidade aos restaurantes solidários do Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano, local onde são confecionadas mais de 600 refeições diárias para posteriormente serem distribuídas a pessoas sem abrigo”.
A abertura desta loja concluiu o objetivo traçado pela empresa de ter, no final de 2020, 20 lojas em funcionamento, distribuídas pelos distritos do Porto, Braga, Aveiro e Viana do Castelo. A empresa já iniciou os processos de seleção e recrutamento para 5 novos supermercados a abrir em 2021 localizados em Santa Maria da Feira, Guimarães, Porto, Vila Nova de Famalicão e Espinho.
Características da loja e suas secções
A nova loja caracteriza-se por ter corredores amplos e confortáveis, dispõe de uma entrada de vidro duplo que evita correntes de ar, lineares específicos de leite fresco e sumos refrigerados, mural de sushi, uma charcutaria com presunto ibérico cortado e embalado no momento, uma ilha central na perfumaria para maquilhagem e uma máquina de sumo de laranja espremido na hora.
Este Modelo de Loja Eficiente da Mercadona procura também oferecer um excelente serviço para facilitar o ato de compra dos clientes através de corredores amplos de frutas e legumes e de dois modelos de carrinhos, ergonómicos e leves, que não precisam de moeda. Destaca-se também o Pronto a Comer, que em Portugal apresenta 41 opções de pratos recém-cozinhados que os clientes podem levar para casa ou comer na própria loja, numa zona de refeições exclusiva para o efeito.
Com esta abertura, os clientes da Mercadona poderão beneficiar da sua política comercial S.P.B. (Sempre Preços Baixos), que a empresa utiliza de forma exclusiva e que consiste em garantir a melhor qualidade com o menor preço unitário dos produtos, de forma estável e permanente.
Responsabilidade Social Empresarial – Doações Alimentares
No âmbito da sua Política de Responsabilidade Social, a Mercadona tem vindo a reforçar as doações realizadas a entidades sociais. Até ao momento, a empresa doou mais de 900 toneladas de produtos a cantinas sociais, bancos alimentares e outras instituições de solidariedade social em Portugal. Isto é possível através da colaboração das suas 20 lojas com 20 cantinas sociais de proximidade, às quais doa bens essenciais e mantém contacto regular com o objetivo de conhecer em primeira mão as suas necessidades. No que diz respeito à loja de Campanhã, esta encaminhará as suas doações alimentares para a SAOM – Serviços de Assistência Organizações de Maria – destinadas à confeção de refeições para pessoas sem abrigo nos restaurantes solidários do Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano. Esta instituição de solidariedade social foi fundada em 1976 e conta com vários serviços disponíveis no âmbito da reinserção e apoio social a idosos e jovens. Além destas ações diárias, a Mercadona realiza muitas outras doações a partir do seu bloco Logístico a várias entidades tais como o Banco Alimentar Contra a Fome do Porto, de Braga, de Aveiro e de Viana do Castelo, à Cáritas Portuguesa ou à Cruz Vermelha Portuguesa e à AMI.
Mercadona em Portugal
A Mercadona assinalou, no passado dia 2 de julho, o primeiro aniversário da abertura do supermercado de Canidelo, Vila Nova de Gaia, o primeiro da cadeia em Portugal, e isto três anos depois de ter anunciado a sua entrada no país. Com esta inauguração, à qual se somaram nove lojas até ao final de 2019, localizadas nos distritos de Porto, Braga e Aveiro, a empresa concretizou o seu processo de internacionalização, anunciado em junho de 2016, que se consolidou durante estes quatro anos graças ao esforço de mais de 900 colaboradores e mais de 300 fornecedores portugueses, aos quais a empresa adquiriu os mais diversos produtos, num valor equivalente a 217 milhões de euros, apenas em 2019. Deste valor, 126 milhões de euros correspondem a fornecedores comerciais. Nos primeiros seis meses de operação, com 10 lojas, a Mercadona obteve uma faturação total superior a 32 milhões de euros e contribuiu para a riqueza do país com o pagamento de 11 milhões de euros em impostos através da sua sociedade portuguesa, Irmãdona Supermercados S.A.. A empresa continuou o forte esforço de investimento no desenvolvimento deste projeto, superior a 220 milhões de euros entre 2016 e 2019.