Site icon

Cimeira Social da UE começa hoje no Porto

epa09181289 Main entrance the European Social Summit in Alfandega do Porto Congress Center in Porto, Portugal, 06 May 2021. The Social Summit of EU Heads of State and Government will start on 07 May 2021 The meeting takes place during the Portuguese Presidency of the Council of the European Union. EPA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS

No Porto, reúnem-se esta sexta-feira 24 chefes de Estado e de Governo para formalizar compromisso com pilar dos Direitos Sociais. Confederação do Voluntariado pede fiscalização das metas.

Esta sexta-feira, ao jantar, a suspensão das patentes de vacinas contra a covid-19 será discutida pelos 24 chefes de Estado e de Governo da União Europeia, reunidos no Porto para se comprometerem com uma nova agenda social. A discussão foi confirmada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, apesar da oposição da chanceler alemã Angela Merkel, uma das três líderes ausentes da cimeira. A medida, pedida pela Organização Mundial da Saúde, é apoiada por países como a França e os Estados Unidos.

Numa cerimónia em que participa o primeiro-ministro António Costa, o interior dos Paços dos Concelho fica somente acessível a uma delegação da União Europeia, não tendo convidados externos devido às questões de segurança e limitações de espaço.

Nestes dois dias, são aguardados mais de 100 participantes na Cimeira, cujos trabalhos arrancam na tarde de hoje. Efetivamente, a passagem dos três presidentes das instituições europeias pela Câmara do Porto durante esta manhã é caso raro na cronologia de outros eventos europeus à mesma escala, gesto de deferência para com a cidade do Porto pelo seu acolhimento e apoio à organização daquele que é também o primeiro grande encontro presencial de líderes da União Europeia em contexto de pandemia.

A Cimeira Social da UE inicia com uma conferência, na Alfândega do Porto, onde marcarão presença líderes políticos e institucionais, parceiros sociais e sociedade civil e continua, no sábado de manhã, com um Conselho Europeu informal no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, de onde se aguarda que saia um compromisso político para a agenda social europeia. Já ao princípio da tarde de amanhã, realiza-se a Cimeira UE-Índia, que vai reunir os líderes europeus e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que participa remotamente depois de ter anunciado, há cerca de duas semanas, a impossibilidade de estar presente devido à grave situação pandémica vivida na Índia.

A Cimeira Social da União Europeia tem no centro da agenda o plano de ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, apresentado pela Comissão Europeia em março.

O plano estabelece três grandes metas para 2030: ter pelo menos 78% da população empregada, 60% dos trabalhadores a receberem formação anualmente, menos 15 milhões de pessoas (cinco milhões das quais crianças) em risco de pobreza e exclusão social.

Fonte: Porto.

Exit mobile version