Meia Maratona do Porto está de regresso em Setembro

Meia Maratona do Porto está de regresso em Setembro post thumbnail image

As zonas ribeirinhas do Porto e Vila Nova de Gaia voltam a abrir a estrada para os entusiastas das corridas. Depois de uma interrupção por causa da pandemia, a Hyundai Meia Maratona do Porto regressa para a 14.ª edição a 19 de setembro.

A Meia Maratona do Porto regressa à cidade já a 19 de Setembro e as inscrições estão abertas até dia 14. Para aqueles que não podem participar, a organização criou uma versão virtual da prova, que acontece no mesmo fim-de-semana.

As inscrições estão disponíveis em www.meiamaratonadoporto.com até dia 14 de setembro e têm um custo de 15 euros.

Os tradicionais 21 quilómetros começam a ser contados a partir das 8 horas da manhã, na Rua do Ouro. A ideia de alterar o local para mais perto do da chegada, no Jardim do Calém, pretende “facilitar o acesso, tornando desnecessário os habituais shuttles”, adianta a organização do evento, a Runporto.

Para a 14.ª edição da prova, vão ser aplicadas algumas medidas de segurança, nomeadamente a admissão de “menos participantes e maior espaçamento nos locais de partida e chegada”, explica a organização no site oficial, onde também revelam que a partida foi adiantada para as 08.00. Todos os participantes devem apresentar, no dia, certificado de vacina ou um teste negativo.

Eis as informações apresentadas no site

O que é necessário para participar?

– Certificado Digital Covid-19 – válido na data do evento – https://www.sns24.gov.pt/certificado-digital-covid/#aceder
– Não tendo certificado os participantes podem apresentar um teste PCR nas 72h anteriores ou teste antigénio nas 48h anteriores à data e hora do evento.
– Cada participante tem de efectuar o levantamento do seu próprio dorsal.
– A utilização da máscara é obrigatória durante a partida e logo após a chegada. As máscaras poderão, sob responsabilidade individual, ser removidas quando houver distanciamento físico entre os participantes, mas nunca nos primeiros 200 metros. Logo após a linha de meta será fornecida pela organização uma máscara nova para cada participante.

O que fizemos para ajudar?

– Podemos enviar o kit de participação para a sua morada. Para seu conforto podemos enviar para a sua morada o kit de participação num transporte dedicado e especial, com a t-shirt e dorsal. Para isso terá de:
enviar um e-mail a solicitar o serviço;
– será solicitado o envio por e-mail do Certificado Digital Covid-19 para validação;
– este serviço tem um valor excepcional de 5,50€ – envio nacional e 10,00€ – envio internacional. Data limite de requisição deste serviço: 3 de Setembro
– Vamos manter a edição virtual do evento. Caso pretenda fazer a Meia Maratona em qualquer parte do mundo poderá fazer a sua inscrição na edição virtual da Hyundai Meia Maratona do Porto 2021.
– Receberá na sua morada o seu kit de participação e poderá fazer este grande desafio no fim-de-semana de 18 e 19 de Setembro.

– Por forma a escolher o melhor momento para levantamento do seu kit colocaremos informação sobre a afluência prevista.

Onde melhoramos na segurança?

– Toda a organização do evento terá de apresentar Certificado Digital Covid-19 ou ser testada.
– Nos abastecimentos durante o percurso (5k, 10k, 15k, 20k) os corredores vão encontrar garrafas fechadas espalhadas nas várias mesas da organização. Cada participante pode pegar numa garrafa evitando o contacto com os elementos da staff.
– Na meta o abastecimento final estará disponível nas mesas da zona de chegada. Cada participante pode pegar num saco e continuar até à saída.
– A partida será feita por grupos por forma a melhorar o espaçamento entre os atletas.
– Construiremos a maior zona de partida de sempre para que todos os atletas tenham espaço e tranquilidade para fazerem a corrida em segurança.

Muito importante
– Todos os atletas que nos 14 dias anteriores da Meia Maratona do Porto apresentem um ou mais sintomas sugestivos de COVID-19 (febre, tosse, dificuldade respiratória), apresentem teste positivo, ou tenham estado em contacto com um caso suspeito ou confirmado de COVID-19, devem informar a organização e não devem comparecer no evento.
– Será efectuada a medição de temperatura a todos os atletas da Meia Maratona do Porto antes de aceder às zonas de partida. Atletas que apresentem temperatura igual ou superior a 38ºC, não poderão aceder à zona de Partida e permanecer no local, sendo as situações encaminhadas para as zonas de isolamento da área de partida e a equipa médica de coordenação de emergência e COVID-19.
– Os atletas devem higienizar regularmente as mãos utilizando os doseadores e dispensadores com álcool gel colocados nas áreas principais do evento
– Todos os atletas devem cumprir as normas de etiqueta respiratória e distanciamento social, evitando aglomerações, atender à sinalética e indicações visuais e respeitar as orientações dos elementos da organização (ex.: circulação nas áreas de prova, informações do speaker).

Aconselha-se
– Audição atenta das instruções do speaker da prova;
– Depois de terminarem a prova, os participantes deverão abandonar o local do evento o mais rapidamente possível.

Related Post