Os Aliados vão ser o palco das comemorações do 49.º aniversário do 25 de Abril, com concertos de Luta Livre, Coral de Letras da Universidade do Porto, Jorge Lomba e Brigada Victor Jara.
São vários os concertos previstos que vão celebrar a liberdade na cidade do Porto. O acesso é livre, e conta com a organização da Comissão Promotora das Comemorações Populares no Porto.
Luta Livre, o projeto de música de intervenção de Luís Varatojo, é o principal destaque das comemorações do 25 de Abril. Marcado para as 22 horas de dia 24, na Avenida dos Aliados, o concerto assinala o arranque das comemorações.
No palco dos Aliados, a banda vai apresentar o álbum de estreia, “Técnicas de Combate”, numa noite que conta também com a atuação do Coral de Letras da Universidade do Porto e que termina com fogo de artifício à meia-noite.
Na manhã do dia 25 de abril vão estar várias atividades disponíveis para as crianças na Praça do General Humberto Delgado, a partir das 10 horas. De tarde, pelas 14h30, vai haver uma homenagem aos resistentes antifascistas, no Largo de Soares dos Reis.
“Do local parte, depois, o Desfile da Liberdade, cortejo de celebração e reivindicação que passa pela Avenida de Rodrigues de Freitas, Rua de D. João IV, Rua de Santo Ildefonso, Rua de Passos Manuel, Rua de Sá da Bandeira, Praça de D. João I e Rua de Rodrigues Sampaio, antes de terminar na Avenida dos Aliados”, pode lêr-se no site da Câmara do Porto.
Por volta das 15 horas haverá música de Jorge Lomba que interpretará músicas de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, bem como criações próprias. Às 16h15, depois de uma breve intervenção da Comissão para as Comemorações Populares do 25 de Abril, sobe ao palco a histórica Brigada Victor Jara.