Plataforma de Comunicação Digital

curiosidadesHistória

A Casa da Pedra – o local de encontro do “Grupo dos Cinco”

Numa das zonas desde sempre mais movimentadas do Porto, entre Ramalde e a zona ribeirinha, perto da Rua de Cedofeita, e fazendo esquina com a Rua da Boavista, fica a rua das Águas Férreas e a Casa da Pedra, singelo edifício urbano, em zona onde uma nascente de águas sulfúreas havia dado origem ao topónimo.

Casa da Pedra – Fonte: “gisaweb.cm-porto.pt”

No último quartel do século XIX serviu de residência ao escritor e filósofo Oliveira Martins, durante a sua estada no Porto para dirigir a construção da via férrea do Porto à Póvoa de Varzim e a Vila Nova de Famalicão.


Casa de Pedra nas Águas Férreas – Fonte: Planta de Teles Ferreira em 1892

A casa celebrizou-se então por ser o local de encontro dos intelectuais da Geração de 70, em tertúlias dinamizadas por Antero de Quental, Eça de Queirós, Guerra Junqueiro e Ramalho Ortigão, os quais, com Oliveira Martins, compunham o célebre “Grupo dos Cinco”.


Grupo dos Cinco, Porto, Phot. União, 1884
Eça de Queiroz, Oliveira Martins, Antero de Quental, Ramalho Ortigão, Guerra Junqueiro

Aspecto do Jardim da Casa de Pedra em 1954 – Ed. Teófilo Rego; Fonte: AHMP

Foi nesta casa que Antero de Quental se tentou suicidar pela primeira vez. Entre as décadas de 1960 e 1980, a Casa da Pedra foi residência da poetisa vianense Maria Manuela Couto Viana. A Casa da Pedra mantém-se, ainda hoje, como propriedade particular com função residencial.


Chafariz do Jardim da Casa da Pedra em 1954 – Ed. Teófilo Rego; Fonte: AHMP

Pela observação da foto abaixo a Casa da Pedra é constituída por 2 corpos, sendo, um deles situado mais a Sul de 2 pisos, e um outro mais a Norte, adossado àquele, de um só piso.

Esta casa segundo algumas opiniões terá começado a ser edificada no fim do século XVIII, e sofrido várias intervenções ao longo dos anos.Até à 2ª metade do século XIX, estava inserida num ambiente tipicamente rural e, por aqueles tempos, teve junto de si a Fonte das Águas Férreas.

A casa, construída no século XVIII, possui um jardim murado, e abre para a rua por um pequeno portal com um frontão recortado, decorado com uma flor-de-lis. Este jardim, em desníveis que acompanham as diferentes cotas das ruas limítrofes, integra algumas amenidades, como uma fonte, um tanque de granito, e esculturas decorativas, entre as quais uma escultura em homenagem a Oliveira Martins, da autoria do artista plástico José Rodrigues, aí colocada pela Câmara Municipal do Porto em 1995.

Fonte: Wikipédia | Porto de Antanho

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial