Parque da Asprela no Porto será inaugurado domingo
A Câmara do Porto revelou que o Parque Central da Asprela, o novo pulmão verde do Porto, que conta com seis hectares de área, 650 novas árvores, ribeiras e percursos pedonais e cicláveis, vai ser inaugurado este domingo.
Em comunicado, a Câmara do Porto referiu que o Parque Central da Asprela, cujas obras se iniciaram a julho de 2020, funcionará como um ponto de ligação do campus universitário da Asprela, unindo as várias faculdades da Universidade do Porto e institutos do Politécnico do Porto. A inauguração será este domingo, às 11 horas.
Com 650 árvores e arbustos, seis hectares de área verde, espelhos de água, ribeiras e percursos pedonais e cicláveis, o novo parque será “um espaço paisagístico único, especialmente pensado para a circulação de dezenas de milhares de pessoas” que trabalham ou estudam nessa zona.
Em período de chuvas intensas, segundo a autarquia, o parque tornar-se-á numa “bacia de retenção com capacidade para 10 mil metros cúbicos de águas pluviais, impedindo inundações na linha de metro”.
No dia da inauguração vão marcar presença o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, o reitor da Universidade do Porto, António de Sousa Pereira, e o presidente do Instituto Politécnico do Porto, João Rocha.
Com um orçamento de cerca de dois milhões de euros, a obra teve financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente relativo à temática “Adaptação às Alterações Climáticas – Recursos Hídricos”.