Fósseis de duas espécies encontrados na China pertencem aos primeiros animais escavadores encontrados na Biota de Jehol.
Um era um réptil parecido com um mamífero e tinha 31,6 centímetros de comprimento. Denominaram-lhe de Fossiomanus sinensis. O outro era um primo distante dos mamíferos modernos com placenta e tinha 18,3 comprimentos. Teve como nome Jueconodon cheni. Apesar de serem filogeneticamente distantes, ambas as espécies descobertas, recentemente, viveram no Cretácico Inferior (entre há 145 e 100 milhões de anos) e eram escavadoras natas. Na revista Nature é revelada a sua identidade e mostrado que estes são os primeiros animais escavadores conhecidos a serem encontrados num ecossistema chamado “Biota de Jehol”.
Assim como tantos outros, os fósseis mencionados acima foram encontrados na Biota de Jehol por agricultores locais. Situada no Nordeste da China, a Biota de Jehol caracteriza-se pela sua abundância de fósseis bem conservados. Uma equipa de cientistas começou a estudar esses fósseis há cerca de quatro anos e agora descrevem-nos a todo o mundo.
FONTE: Público