Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoCulturaEventos

“Os novos babilónios / Atravessar a fronteira” na Galeria Municipal do Porto

OS NOVOS BABILÓNIOS Atravessar a Fronteira de Pedro Romero, está em exposição na Galeria Municipal do Porto até ao dia 21 de novembro. A Rádio Portuense participou e colaborou neste projeto

O conceito ‘Novos babilónios’ foi desenvolvido por Guy Debord, Constant Nieuwenhuys, Har Oudejans e Pinot Gallizio a partir do projeto da Internacional Situacionista New Babylon, de Constant Nieuwenhuys, e está relacionado com algumas das ideias fundamentais que informaram o movimento como a psicogeografia, a deriva ou o urbanismo unitário.

É a partir destes conceitos que o artista e curador Pedro G. Romero propõe, para a Galeria Municipal do Porto, um exercício de questionamento da nossa perceção sobre grupos nómadas, etnias ciganas, flamencos, exilados políticos e libertários.A exposição constitui uma análise ao campo sensível destas formas de vida com um foco particular nos seus deslocamentos pela fronteira física e política de Espanha e Portugal, incluindo ainda algumas ressonâncias da sua relação com os territórios atlânticos de América e África.

A cidade do Porto atua como geografia de partida para uma indagação dos rumos, fluxos e derivas destes ‘novos babilónios’ a partir do contexto português e seus territórios transfronteiriços.

A Rádio Portuense participou e colaborou neste projeto:

Através de narração de um jogo de futebol, realizado no Campo do Viso, a Rádio Portuense – através da voz de Luís Mesquita – participa e colabora nesta exposição. Não queremos desvendar muito sobre a nossa participação 🙂 preferimos que os nossos ouvintes e seguidores aproveitem, façam uma visita aos jardins do Palácio de Cristal e na Galeria Municipal vejam e ouçam o nosso contributo para OS NOVOS BABILÓNIOS Atravessar a Fronteira. Estamos na secção 7, dedicada a Quaresma….

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial