Plataforma de Comunicação Digital

Economia

Galp começa hoje a cobrar mais por eletricidade e gás natural às famílias

A Galp começa, hoje, a aplicar custos mais elevados aos clientes domésticos, com aumentos mensais de até três euros no gás natural e entre um e dois euros na eletricidade.

Num comunicado destinado aos clientes, a 14 de março, a que a Lusa teve acesso, a Galp destaca que “os novos preços, que constam da tabela de preços abaixo, refletem o aumento do custo de aquisição de energia em linha com a evolução do preço no mercado internacional”, designando os novos valores, mas sem referir a variação em causa.

Fonte oficial da Galp adiantou que “para os principais escalões de gás natural os aumentos mensais variam entre os 1,6 e os três euros, e para as principais potências contratadas no caso da eletricidade entre um a dois euros”. Deste modo, no gás natural (escalão 1) o aumento anunciado é de quase 15% – passando de 0,07728 para 0,0889 euros/Mwh.

A EDP Comercial também comunicou aos consumidores domésticos que, a partir de maio, o preço da eletricidade irá aumentar em 3% “em linha com o recente anúncio de ajuste da tarifa do mercado regulado”, referiu a empresa.

Os mercados grossistas de eletricidade e de gás natural já sofriam uma crise energética, com valores historicamente elevados, tendo a escalada de preços disparado com a guerra na Ucrânia, chegando a valores dez vezes superiores aos que se registavam no início de 2021.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial