Plataforma de Comunicação Digital

Saúde

Investigadores do ICBAS e IPO-Porto descobrem método inovador para diagnosticar cancro renal

O estudo foi publicado na revista “Cancers”, permitindo o diagnóstico precoce de carcinoma de células renais.

José Pedro Sequeira, estudante, Carmen Jerónimo, docente e investigadora, ambos do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, e Rui Henrique, investigador do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO-Porto), são os principais responsáveis pela descoberta.

A equipa identificou biomarcadores em plasma que podem permitir o diagnóstico precoce de carcinoma de células renais, a forma mais comum de cancro do rim. Uma descoberta que aumenta, significativamente, as probabilidades de os doentes receberem um tratamento curativo no tempo adequado. É de realçar que o cancro renal é um dos 20 cancros mais comuns e dos mais letais, uma vez que entre 20% a 30% dos doentes já apresentam metástases no momento do diagnóstico.

O trabalho desenvolvido incluiu 124 amostras de doentes com carcinoma de células renais e permitiu a identificação de tumores num estádio localizado com uma sensibilidade de quase 90%, permitindo avançar com um tratamento de índole curativa. Para além disso, também foi possível identificar os doentes com o subtipo de carcinoma renal mais comum e um dos mais agressivos, nos quais uma deteção precoce é de grande importância.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial