Plataforma de Comunicação Digital

CulturaGastronomiaMatosinhos

Romaria do Senhor de Matosinhos começa esta semana

A Romaria do Senhor de Matosinhos, que ocorre há mais de 700 anos, terá início na sexta-feira e prolonga-se até o dia 11 de junho, com dezenas de concertos, exposições, concursos e desfiles, anunciou a câmara municipal nesta terça-feira.

Durante cerca de três semanas de festividades, além das tradicionais barracas de louças, artesanato, comidas, bebidas e diversões, as ruas, adornadas com iluminações decorativas, serão ocupadas por espetáculos de bandas de música, grupos folclóricos e etnográficos, de acordo com a programação divulgada na página oficial da autarquia.

Entre os vários eventos, destaca-se o concerto do cantor Fernando Daniel, que ocorrerá em 26 de maio, às 22 horas, nos jardins da Biblioteca Florbela Espanca, e o concerto de Sérgio Gordinho, que acontecerá em 11 de junho, no mesmo horário, no Teatro Municipal Constantino Nery. O tradicional show de fogos de artifício está programado para o dia 27 de maio, à meia-noite.

A principal atração dessas festividades é a devoção ao Senhor de Matosinhos, por isso, no dia 28 de maio, haverá uma procissão do Bom Jesus de Matosinhos, às 16 horas, pelas ruas da cidade em direção ao Monumento do Senhor do Padrão.

No dia 30 de maio, feriado municipal, será realizada uma missa solene em homenagem ao Bom Jesus de Matosinhos, às 11 horas, presidida pelo bispo auxiliar do Porto, Pio Alves.

A Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, que estará artisticamente decorada com flores, poderá ser visitada das 9h30 à meia-noite.

“Aproveite para explorar a feira de artesanato, a feira de louças e as barracas de doces tradicionais, participe da procissão e admire a decoração floral dos altares”, convidou Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, na página oficial da autarquia.

Por sua vez, Fernando Rocha, presidente da Associação para a Animação da cidade de Matosinhos e vereador da Cultura, prometeu um encontro de culturas, música, fogos de artifício e alegria.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial