Plataforma de Comunicação Digital

ArtistasCidade do PortoMusica

Programa de Verão na Casa da Música

Amanhã, 1 de junho, arranca a programação de verão da Casa da Música, que este ano conta com 120 concertos, cerca de metade gratuitos. “Tablao” (20,30 horas), um espetáculo de flamenco com Ana Pinhal e Catarina Ferreira, e a banda brasileira Aláfia (22 horas) são os primeiros protagonistas da agenda do “Verão na Casa“.





Considerado um “período particularmente intenso da programação” e um ciclo que “marca a agenda cultural da cidade de forma significativa”, conforme referiu António Jorge Pacheco, diretor artístico da instituição, na apresentação da programação à imprensa, a iniciativa vai decorrer até 16 de setembro com vários eventos dentro e fora de portas.

O ciclo inclui concertos ao ar livre e atuações do pianista Alexander Romanovsky com a Orquestra Sinfónica do Porto (9 de junho) e da soprano Magdalena Anna Hofmann com o mesmo agrupamento (17 de junho), ou “Piano Caos”, um ponto de encontro da música eletrónica e clássica através da exploração que a Digitopia Collective leva a palco no dia 10 de junho.

O São João continua ser sinónimo de grande concerto na Casa da Música, nesta edição com a Banda Sinfónica Portuguesa a reinterpretar um reportório que inclui temas dos GNR, Carlos Tê, Rui Veloso, Astor Piazzolla, Nelson Jesus, Sérgio Godinho, Vitorino e Carlos Paião.

O ciclo vai abranger a estreia da Orquestra de Câmara Portuguesa na Casa da Música, a 25 de junho, no ano em que se assinala o 10.º aniversário do grupo, sob direção musical de Pedro Carneiro.

A quinta edição do Prémio Internacional Guilhermina Suggia leva à Casa da Música jovens talentos das melhores escolas e academias de música da Europa. Os três finalistas participam num concerto com a Orquestra Sinfónica marcado para 7 de julho. A terminar julho, para os dias 29 e 30 está marcado um grande encontro de Bandas Filarmónicas.

No café, ao longo do verão, vão atuar artistas como Ana Deus e Luca Argel (22 de junho), Slimmy (1 de julho), Paraguaii (22 de julho), Demian Cabaud Quarteto (24 de agosto) ou JP Simões (9 de setembro), entre outros.

A programação do trimestre inclui ainda nomes como Patxi Andión, que revisita músicas de Zeca Afonso (5 de junho), a multi-instrumentista e compositora Annette Peacock (7 de junho), o vencedor da Eurovisão Salvador Sobral (5 de julho, já esgotado, e 18 de julho) ou Manhattan Transfer (22 de julho), enquanto o II Congresso Europeu de Saxofone (EurSax) decorre de 11 a 14 de julho, com organização da Associação Portuguesa de Saxofone.

O Serviço Educativo da Casa da Música apresenta o programa “Romani 2.0”, marcado para 20 de junho, uma reposição de um espetáculo de celebração da cultura cigana.

O programa “fora de portas” termina a 8 e 9 de setembro com os dois já indispensáveis Concertos na Avenida, na Avenida dos Aliados. No primeiro dia, o Remix Ensemble junta-se aos Mão Morta e em palco tocarão com arranjos de Telmo Marques. No sábado, dia 9, os Aliados recebem a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, dirigida por Baldur Bronnimann para um programa de características mais populares, com obras, entre outros, de Offenbach (Abertura de Orfeu nos Infernos), Pietro Mascagni (Intermezzo de Cavalleria Rusticana), Edvard Grieg (De manhã, de Peer Gynt), Tchaikovsky (Valsa das flores de O Quebra Nozes), Joly Braga Santos (Dança dos rapazes e raparigas que enchem o largo de Alfama), George Gershwin (Abertura de Girl Crazy) e John Williams (Tema de Star Wars).

+Info: Consulte a Programação Completa do “Verão na Casa” 

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial