Plataforma de Comunicação Digital

GastronomiaPenafielSeason QualityTurismo

Quinta da Aveleda: Uma história de paixão e dedicação na Região dos Vinhos Verdes

Num local pitoresco da região de Penafiel, ergue-se majestosamente a Quinta da Aveleda, um oásis de história e tradição no coração dos Vinhos Verdes. Embora as raízes da propriedade se percam nos meandros do tempo, os primeiros registos concretos remontam ao século XVI. No entanto, foi no século XIX que a Aveleda floresceu sob o olhar visionário do deputado Manoel Pedro Guedes de Silva da Fonseca.

Cansado das vicissitudes da vida política na capital, Fonseca encontrou refúgio e inspiração na beleza natural da região. Apaixonado pela terra, dedicou-se incansavelmente ao desenvolvimento da propriedade, expandindo as vinhas e modernizando as estruturas existentes. O seu legado inclui a construção de uma adega imponente, símbolo do compromisso inabalável com a excelência vinícola.

Os desafios não foram poucos. Nas décadas de 1870 e 1880, a filoxera assolou a região, deixando vastas extensões de vinha em ruínas. No entanto, Fonseca não se rendeu à adversidade. Utilizando métodos inovadores de plantio e seleção de castas, conseguiu revitalizar a produção e elevar a qualidade dos vinhos a novos patamares.

O seu legado foi honrado com várias medalhas em competições internacionais, solidificando o prestígio da Quinta da Aveleda no mundo dos vinhos. Após sua morte em 1898, seus filhos, Fernando e Manuel, deram continuidade ao seu trabalho, assegurando que a paixão e dedicação de seu pai permanecessem vivas nas vinhas exuberantes da propriedade.

Cada canto da Aveleda conta uma história, desde as árvores centenárias até os chalés encantados que parecem saídos de contos de fadas. Mais de cem espécies de camélias adornam os jardins, enquanto a casa principal, habitada pela família Guedes, permanece como testemunha silenciosa do passado glorioso da propriedade.

Mas a Quinta da Aveleda não é apenas um testemunho do passado; é também um destino para os apreciadores de vinho e da boa vida. A experiência sensorial culmina em degustações de vinhos, acompanhadas por queijos artesanais, num ambiente que transborda história e tradição.

Ao passear pela loja da quinta, repleta de produtos locais e artesanais, é impossível não se sentir tentado a levar consigo um pedaço dessa história única. A Aveleda não é apenas uma propriedade agrícola; é um legado de amor pela terra e pela arte de produzir vinhos que encantam paladares em todo o mundo.

No encerramento desta jornada pela Quinta da Aveleda, é impossível não mencionar a experiência enriquecedora proporcionada à equipa da Rádio Portuense. Sob a orientação da simpática e conhecedora enóloga Ana Azevedo, a equipa teve o privilégio de participar numa prova de vinhos verdes, mergulhando nas nuances e sabores dos vinhos fabricados na própria Aveleda.

Esta jornada sensorial não apenas enriqueceu os paladares da nossa equipa, mas também imergiu-nos na rica história e tradição da região dos Vinhos Verdes. A hospitalidade e o conhecimento da equipa da Aveleda, aliados à paixão pela enologia, garantiram uma experiência memorável.

Green Wine Discovery | À descoberta dos Vinhos Verdes com as Tours Rádio Portuense

E para aqueles que desejam embarcar nessa jornada única, a Rádio Portuense tem o prazer de anunciar a criação de uma tour dedicada aos seus ouvintes e leitores. A Green Wine Discovery, é uma excursão, conduzida por motoristas profissionais, oferece uma experiência completa, incluindo transporte para a Quinta da Aveleda, onde os participantes poderão desfrutar não apenas da prova de vinhos, mas também de doces tradicionais e da gastronomia nacional em locais cuidadosamente selecionados pela nossa equipa.

É uma oportunidade única de explorar não apenas os sabores excepcionais dos vinhos verdes, mas também a rica cultura e tradição que permeiam a região. Para aqueles em busca de uma experiência autêntica e inesquecível, a tour da Rádio Portuense é o caminho ideal para descobrir os encantos da Quinta da Aveleda e além.

Reserve a sua tour. Preencha este formulário ou envia-nos email para radioportuense@gmail.com ou contacta-nos por whatsap 917835831

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial