Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Portocuriosidades

PONTE D.LUÍS – A LENDA E HISTÓRIA

PONTE D. LUÍS –  A LENDA E HISTÓRIA

Construída como oferenda ao Rei Luis I, foi batizada como Ponte Dom Luis I, em sua honra. Na altura da sua inauguração, em 1886, o rei não compareceu para dignificar e agradecer a obra-prima. Na verdade, este Rei era conhecido por não “abraçar” o poder real e raramente cumprir os seus deveres reais. E como castigo pela sua conduta, a população local rebatizou a Ponte, ficando (apenas) Ponte Luís I.



Esta ponte é um símbolo da cidade do Porto. Totalmente construída em ferro, transmite confiança e grandiosidade. As melhores formas de conhecê-la é através de um Cruzeiro no Douro ou caminhando pelo tabuleiro inferior em direção ao Cais de Vila Nova de Gaia, onde estão concentradas as Caves do famosíssimo Vinho do Porto. Se preferir, pode optar pelo tabuleiro superior, onde conseguirá a melhor vista sobre a cidade, o rio e arredores.
Mas descubra mais curiosidades sobre esta ponte…

Factos e Mitos sobre as 6 Pontes do Porto - Ponte Luís I
A ponte Luís I é a mais emblemática ponte do Porto e uma belíssima obra de Eiffel e Seyring

Gustave Eiffel, o seu discípulo Seyrig e a Ponte Luís I

Gustave Eiffel, professor e mestre de Seyrig, começou por ser o mentor da Ponte mais emblemática do Porto. As relações profissionais entre ambos estreitaram-se e surgiu a oportunidade de mestre e discípulo trabalharem em conjunto.

Seyrig idolatrava o seu mestre, mas isso não impedia de discordar em ideias e conceitos. Assim, com o passar do tempo, a relação deteriorou-se: Seyrig defendia que a ponte deveria ter essencialmente uma estrutura imperial e Eiffel defendia uma estrutura minimalista.

Desta divergência, o discípulo acabaria por sair vitorioso. Contudo, a Eiffel não lhe agradava o facto de partilhar créditos ou direitos de autor das obras e, por isso, o afastamento foi inevitável. Conclusão: dois génios, uma obra-prima…



Sabia que a Ponte Luís I já foi a mais longa do Mundo?

Com 395 metros de comprimento e 8 metros de largura, esta ponte foi distinguida como sendo a ponte com o mais longo arco de ferro do Mundo, ainda no ano da sua inauguração. Hoje em dia este mesmo título pertence a pontes na China.

Paira um fantasma sobre a Ponte Luís I….

Próximo dos pilares da atual Ponte Luís I, ainda continuam visíveis alguns vestígios da antiga ponte pênsil ou D. Maria II que ali estava localizada. O período de funcionamento da antiga ponte situa-se entre 1843 e 1887.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial