Plataforma de Comunicação Digital

Trânsito

Areosa: Rua D. Afonso Henriques terá sentido único

Rua D. Afonso Henriques terá um só sentido de circulação (descendente), entre a Rua das Oliveiras e a Estrada da Circunvalação. Projeto estende-se por quase dois quilómetros, entre a Areosa e o Corim, num investimento inicial de 760 mil euros.

A proposta da Operação de Reabilitação Urbana, desenvolvida em conjunto pelos municípios de Gondomar e da Maia, após cerca de dois anos de estudos, foi apresentada na semana passada. A obra começa no verão do próximo ano e deverá demorar três a quatro meses. Haverá árvores ao longo da via, criando zonas de sombra no verão.

“Sendo esta uma zona por natureza de muito comércio, mas onde diariamente se sente um grande congestionamento na Rua D. Afonso Henriques e no cruzamento com a Estrada da Circunvalação, havia que dar uma outra dignidade e segurança a esta artéria e a toda a área envolvente”, explicou Marco Martins, presidente da Câmara de Gondomar, ao Jornal de Notícias.

A alternativa, para quem pretende ir em direção ao Alto da Maia, será seguir pela Rua Heróis da Pátria, passando pelo mercado da Areosa, Rua das Arroteias e virando na Travessa das Oliveiras (via em que será necessário alterar o sentido de circulação). Percurso semelhante farão os autocarros, utilizando um canal bus que será “rasgado” no separador central, por baixo do viaduto.

No troço da Rua D. Afonso Henriques, com sentido único, será possível a criação de lugares de cargas e descargas, afastando estes movimentos da via.

Estas alterações permitirão o alargamento dos passeios, a sul da Rua António Feliciano de Castilho, e a colocação de árvores. Complementarmente, prevê-se o alargamento do espaço para os peões nas ruas da Feira, das Oliveiras e das Arroteiras, através da supressão do estacionamento.

Serão ainda criadas as ligações entre a Avenida Nossa Sra. da Natividade e a Travessa Nova da Giesta à Rua D. Afonso Henriques. Prevê-se, ainda, a renovação da Rua Particular D. Afonso Henriques e a sua ligação à Rua das Oliveiras.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial