Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoTurismo

Bruxelas deixa aviso: turismo em Portugal está a roubar casas aos mais pobres

O aviso vem diretamente da Comissão Europeia: a subida dos preços das casas em Portugal nos últimos anos está a causar efeitos reais na sociedade. Principalmente nas maiores metrópoles, Lisboa e Porto, e nas classes mais vulneráveis.

Segundo um novo relatório sobre Portugal, citado pelo “JN“, Bruxelas está preocupada com a situação do aumento imparável nos preços das casas e com as suas consequências. A comissão está sobretudo atenta ao efeito que a explosão de procura de habitação teve em casas para preços acessíveis para grupos “socialmente vulneráveis”.

No entanto, os especialistas europeus acreditam que o boom imobilário, se existiu, pode estar a acabar. A produção de casas continua a recuperar, mas é de esperar um abrandamento da procura dos investidores estrangeiros, avisam.

Segundo dados revelados no passado dia 31 de janeiro, pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), o preço das casas em Portugal aumentou para 984€ por metro quadrado no terceiro trimestre do ano passado. É uma subida de 7,9% face ao mesmo período do ano anterior.

Lisboa e o Porto voltam a ser as regiões com maiores subidas, superiores a 20%. A capital registou o maior crescimento dos preços, com o metro quadrado na capital a chegar em média aos 2877 euros. 

artigo fonte: NIT

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial