Habitação com renda acessível – Câmara do Porto já recebeu chaves do Quartel do Monte Pedral

Habitação com renda acessível – Câmara do Porto já recebeu chaves do Quartel do Monte Pedral post thumbnail image

As instalações do antigo quartel do Monte Pedral, Porto, vão ser transformadas num bairro de casas com rendas acessíveis.

A entrega dos terrenos à cidade foi feita esta quarta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, ao presidente da câmara, Rui Moreira.

A empreitada obrigou à alteração do Plano Diretor Municipal e implica um investimento de 52 milhões de euros. As obras deverão arrancar no início do próximo ano. “Está na hora de responder às necessidades da classe média e das novas gerações. A conjuntura de liberalização do arrendamento e o crescimento da procura turística pelas grandes cidades gerou uma situação de abandono e especulação.

Isso, a prazo, condena as atividades económicas porque as nossas cidades não podem ser uma espécie de parques de diversões para adultos, onde a sua autenticidade só pode ser garantida pelos habitantes”, disse António Costa, durante a cerimónia.

O objetivo é construir 370 fogos nas antigas instalações do quartel, bem como, se possível, uma residência para estudantes.

“Estamos a ponderar se é ou não oportuno que, numa parte do terreno, possam ser também construídas algumas residências académicas. Estamos a trabalhar com a Universidade do Porto, com o Instituto Politécnico e com a Federação Académica, na identificação de locais e modelos sustentáveis para este tipo de habitação”, explicou o autarca Rui Moreira.

A transformação do quartel do Monte Pedral pretende melhorar a qualidade de vida dos portuenses.

“A ideia de que a câmara tem um grande património e terrenos que se adaptem à construção de habitações é errada. São escassos os locais onde o executivo pode promover a política de habitações para a classe média”, indicou o presidente da autarquia.

Related Post