Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoGastronomiaReportagemVideo

Há uma loja no Porto onde podes ver a sardinha portuguesa como nunca a viste!

Na cidade do Porto conseguimos encontrar lojas fantásticas, mas a casa oriental é de facto uma loja curiosa. Abriu em 1910 e começou por ser uma mercearia aberta a todos os portuenses, onde se comercializava chá, café ou até chocolates, oriundos das colónias orientais e africanas.

Um século depois, a casa oriental começa um novo capítulo da sua história e desta vez é a sardinha portuguesa, a figura central. A casa oriental associou-se à COMUR – FÁBRICA DE CONSERVAS DE MURTOSA, que mergulhou 500 anos na história para criar uma coleção épica dos feitos portugueses pelos mares deste mundo fora. Nesta loja completamente renovada, encontramos uma loja coberta de latas de sardinhas coloridas e com datas estampadas nas latas. Desde o ano de 1916 até ao ano 2019, podemos ver 100 anos da História de Portugal e do Mundo. Todas as sardinhas são portuguesas, estão em azeite e tem uma validade de 5 anos. Esta coleção é designada como “o mundo fantástico da sardinha portuguesa”.

Seguidamente, “o mar português” é a segunda coleção da Comur, e remete-nos para as descobertas dos feitos portugueses. O mar que os portugueses um dia fizeram seu, dá-nos alguns dos mais maravilhosos sabores do mundo. Existem nesta coleção, 18 tipos de peixe: sardinha, polvo, ovas de bacalhau fumadas, bacalhau assado, mexilhão fumado, filetes de cavala, atum, salmão fumado, trutas fumadas, linguado fumado, lulas em caldeirada, petinga, robalo, carapau, corvina, dourada e peixe-espada. Todos estes peixes, estão na lata mergulhados em azeite.

Nesta casa, que parece um parque de diversões, podemos encontrar também a sardinha portuguesa sem pele e sem espinhas, apelidada de ouro português. Foi designada com este nome, porque no seu interior vê-se flocos dourados entre a sardinha.

Se achou interessante este conceito, o valor do tempo, que é a dona destas casas, apresenta-nos outra realidade: a terra e o mar. Do mar veio o bacalhau, e da terra veio o queijo serra da estrela, por muitos considerado o melhor do mundo. Apresento a casa portuguesa do pastel de bacalhau. Situada mesmo ao lado da casa oriental. Das raízes do nosso passado, trazem assim os sabores e as memórias que constroem o nosso presente: Pastel de Bacalhau com Queijo Serra da Estrela. Seja tradição, património ou futuro, o lema é: Sermos hoje o que outrora fomos”.

A casa oriental que antes era uma simples mercearia, agora é um espaço onde acolhe centenas de turistas e portuenses para conhecer os produtos que são típicos do nosso país.

por: ESTER SANTOS

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial