Plataforma de Comunicação Digital

BombeirosCidade do PortoPolíciaPortuenses

PJ deteve três suspeitos de atear incêndio em prédio na baixa do Porto

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de três homens suspeitos da prática de crimes de incêndio urbano agravado, homicídio e coação agravada, ocorridos a 02 de março na baixa do Porto.

Em comunicado, a PJ esclarece que os detidos serão responsáveis por dois incêndios, que atearam com recurso a um produto acelerante de combustão, em duas datas distintas, tendo o segundo – ocorrido a 02 de março – “assumido proporções muito graves que vieram a provocar a morte de um dos residentes”.

“Na madrugada do dia 02 de março, os detidos terão provocado a ignição, em três pontos distintos das escadas, painéis e suportes em madeira de acesso ao terceiro andar do prédio, onde vivia uma octogenária com os seus filhos, vindo a provocar a morte de um deles”, refere.

Acrescenta que “dias antes, os mesmos autores já teriam provocado uma ignição no mesmo prédio, contudo esta não teve desenvolvimento, por razões alheias à sua vontade”.

Além da morte do inquilino e de ferimentos e intoxicação por inalação de fumo em vizinhos, a residência ficou destruída e a estrutura do edifício, à data em trabalhos de requalificação, ficou seriamente danificada.

“Não fora a pronta intervenção dos Bombeiros Sapadores do Porto poderia ter provocado a destruição dos prédios confinantes, de natureza comercial e habitacional”, sublinha a PJ.

Desde a data dos factos e após “inúmeras diligências de investigação, que incluíram várias inspeções realizadas por peritos de incêndios”, a Polícia Judiciária “coligiu matéria probatória que conduziu às detenções, buscas e apreensão de diversos bens e equipamentos relacionados com estes factos”.

Os detidos, com idades entre os 20 e os 40 anos, dois deles com antecedentes criminais, vão ser presentes à competente autoridade judiciária para primeiro interrogatório judicial e aplicação das adequadas medidas de coação.

O incêndio que provocou uma morte deflagrou cerca 04:30 da manhã, num prédio de quatro andares da Rua Alexandre Braga, e provocou ainda ainda cinco feridos.

POR LUSA

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial