Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

Época balnear na região Norte abre a 27 de Junho e conta com 78 praias de bandeira azul

A época balnear arrancou hoje, mas apenas em algumas zonas do pais. Na região norte este acontece a 27 de Junho a e prolonga-se ate 30 de Setembro. Esta abertura gradual deve-se por imposição do governo, devido a pandemia do Covid-19.

Este ano a abertura da época balnear ocorre de forma faseada, as primeiras praias abrem já amanhã dia 6 de Junho, principalmente no Algarve onde todas elas irão abrir, como também alguma praias da região centro e oeste. Nas restantes regiões os dias de abertura são bastantes variáveis, e podem ocorrer entre os dias 10 e 27 de Junho.

No caso das praias do norte, que cobre desde Caminha a Espinho, a abertura ocorre sem qualquer excepção no dia 27 de Junho, sendo que o seu término acontece a 30 de agosto. Este ano a época balnear na zona norte tem menos 28 dias, uma vez que o ano passado a abertura foi no dia 15 de Junho, e só terminaram no dia 15 de Setembro.

Estas aberturas graduais acontecem devido a imposições do governo, para tentar combater o coronavírus, sendo que com a abertura da época balnear os concessionários de praias terão de por em praticas várias medidas de proteção e higienização dos seus espaços como das praias.

Com a abertura da época balnear e da aproximação do bem tempo para se aproveitar a praia e os seus espaços, é também publicado a lista de praias com bandeira azul. Esta bandeira é sinalizadora de qualidade ambiental e é atribuida anualmente a praias fluviais e costeiras.

Este ano a zona norte conta com 78 praia de bandeira azul mais duas do que em 2019, sendo que o Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, têm no total 36 praias dessas 78 atribuidas a zona norte.

Poderá ver as restantes praias de norte a sul aqui

O programa da Bandeira Azul faz uma avaliação de 4 criterios fundamentais para a qualidade ambiental aplicado ás praias, sendo eles: informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água;  Gestão Ambiental e Equipamentos; Segurança e Serviços.

Este ano a organização que atribui as bandeiras azuis, tem como mote o tema “De Volta ao Mar, Com Atitude de Mudar”, passando assim a ideia de que este ano tem de existir ainda mais cuidados quando formos a uma praia, como lidamos com a natureza bem como com os que nos rodeiam, devido ao facto de estarmos perante a pandemia de Corona Vírus

Fonte: Observador, Bandeira Azul,

Foto: Visitportugal.com , ABAE

Deixe um comentário

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial