Plataforma de Comunicação Digital

Agenda CulturalCidade do Porto

Cartaz Cultural – Semana 7 a 14 de dezembro

O Cartaz cultural desta semana inicia-se com:

  • 10/12 até 13/12  – “Jonathan Uriel Saldanha – Mercúrio Vermelho
                                  Local: Rivoli
                                 Horário: 10/12 – 17 horas e 21h40
                                                 11/12 – 17h e 20h20
                                                 12/12 – 10h e 10h40
                                                 13/12 – 10h e 12h
                                  Preço: 7 euros
                                  Duração: 40 minutos
                                  Classificação: M/12 anos


    Mercúrio Vermelho é um percurso acústico e plástico que segue o delírio pela extração de metais preciosos através do testemunho de uma das suas figuras mais elusivas, o mercúrio vermelho. Este monólogo para voz sintética é interpretado por um vampiro num limiar em que uma ou outra figura se contaminam, evocando os seus trajetos cruzados assim como as múltiplas histórias, mitos e teorias da conspiração que as rodeiam.
  • 10/12 até 13/10 – “Festa de 15 anos”
                   Local: Teatro Carlos Alberto
                   Horário: 10 e 11 às 19 horas

                                          12 e 13 às 10h30
                           Duração: 1h45
                           Classificação: M/14 anos


Aqui o dramaturgo português Mickael de Oliveira junta-se ao brasileiro Diego Bagagal na conceção de um espetáculo que se propõe repensar dinâmicas e repercussões da nossa contemporaneidade. Uma abastada família portuguesa adota, por necessidade, um jovem rapaz brasileiro de ascendência indigna e para ele organiza uma festa de 15 anos, um baile de apresentação à sociedade portuguesa que acabará tingido pela tragédia e pelo horror. 

  • 10/12 – “I Am Xmas Gospel”
              Local: Coliseu do Porto Ageas
              Horário: 21 horas
              Preço: 15 euros a 135 euros
              Duração: 1h10
              Classificação: M/6 anos

Os bilhetes já adquiridos para este espetáculo são válidos. O Coliseu do Porto é, então, um dos palcos escolhidos para a apresentação de “I am Xmas Gospel”, que pretende despertar emoções e sentimentos de fraternidade, amor e partilha. 

  • 11/12 a 13/12 – “Once Upton a Time…”

                                   Local: Teatro Nacional S. João
                                   Horário: 11/12 – 11 horas
                                                  13/12 – 11 horas


Personagens de Shakespeare trazem em si o drama de alguns dos seus textos e querem interpreta-los. São criaturas vivas e verdadeiras, desejosas de representar essas peças por fazer. Os espetáculos “Onde Upton a Time”, com direção artística de Nuno Cardoso, põem em cena esse desejo de representação. Estas são, também, as apresentações públicas finais dos Clubes sub-18 e sub-88.

  • 11/12 – “Understage old Jerusalem”
             Local: Rivoli
             Horário: 21h30
             Preço: 7 euros
             Duração: 1 hora
             Classificação: M/16 anos

O projeto “Old Jerusalem” teve inícios em meados de 2001, tendo gravado um registo de apresentação em dezembro desse mesmo ano, em conjunto com os Alla Polacca. Este registo de estreia do projeto marca também o início da atividade pública de Francisco Silva, mentor da banda, enquanto escritor de canções. Depois de alguns concertos e participações em várias compilações, o projeto lançou, em janeiro de 2003, o seu álbum de estreia “April”, produzido por Paulo Miranda e editado por Bor Land. Desde então que o ritmo regular de atividade se mantém, entre concertos, edição de novos registos e colaborações com outros artistas. O concerto de dia 11 abre um novo ciclo na vida do projeto – um novo álbum.

  • No dia 11, ainda, Fernando Daniel sobe ao Palco do Super Bock Arena, pelas 21 horas. O seu preço varia entre os 10 euros e os 18 euros. 
  • Também no dia 11 “Ruben Branco – Podia ser um jantar de Natal”, no Teatro Sá da Bandeira, pelas 20h30. O seu preço é de 10 euros.
  • 11/12 até 3/01 – “Circo de Natal”
                           Local: Coliseu do Porto Ageas
                           Horário: 11/12 – 10 horas
                                          12/12 – 10 horas e 20 horas
                                          13/12 – 10 horas e 15 horas
                           Preço: 7 euros a 90 euros (Durante a semana) e 18 euros a 108 euros (domingos e feriados)
                           Duração: 1h30

A um 2020 recheado de exceções, o Coliseu do Porto Ageas responde com um excecional circo de Natal. De 11 a 3 de janeiro o espetáculo favorito das famílias regressa com os melhores artistas e uma orquestra ao vivo. 

  • 11/12 – “Mozart ao Piano”
              Local: Casa da Música
              Preço: ,50 euros (25% em cartão amigo. O seu preço acresce 19,50 com jantar e concerto)
              Horário: 19h30
              Classificação: M/6 anos

Escrito num perigo especialmente fértil, o concerto para piano e orquestra n°23 de Mozart afirmou-se como sendo um dos mais belos e conhecidos concertos do compositor. O 2° andamento, escrito sobre um ritmo de siciliano, é uma das mais preciosas relíquias que Mozart compôs para o piano.

  • 12/12 – “Patrícia Portela – Boas memórias”
              Preço: evento gratuito através do site do teatro Rivoli, sem qualquer custo
              Duração: 1 hora
              Classificação: M/6 anos

A Música, a comida e os aromas transportam-nos quase sempre boas memórias, pois são espaços pessoais, muito intensos e quase secretos que nem o mais cruel repressor consegue oprimir ou destruir. Depois de uma catástrofe, de uma separação, de uma perda ou de um isolamento como o que muitos experienciam neste momento, as boas memórias podem assaltar-nos nos momentos mais inesperados através do sabor, melodias, peças ou histórias que despertam em nós um reconhecimento, uma lembrança ou até mesmo uma paisagem esquecida.

  • Dia 12 ainda “Guilherme De Sousa e Pedro Azevedo – Lágrimas de Crocodilo”. Este é um evento online sem qualquer custo, que decorre no site do Rivoli. A sua duração é de 50 minutos e está classificado para maiores de 6 anos. Este evento conta, também, com linguagem gestual.

Lágrimas de Crocodilo tem como ponto de partida a exploração do tipo de choro designado pela expressão que dá título à peça. Trabalhamos a partir dessa ideia de birra – fingimento de emoções utilizada como uma estratégia para atingir determinados fins. Sendo que essa expressão é, maioritariamente, aplicada a crianças, partimos da birra nessa faixa etária e exploramos a sua evolução para “os mais velhos”.

  • Dia 12 também “Joana Haiku”, no Rivoli. Este evento é online sem qualquer custo, a sua duração de 50 minutos e está classificado para maiores de 6 anos.

Num tempo em que o tempo cronológico, o do relógio, se impõe ao tempo do coração, uma preguiça de peluche gigante, sem qualquer utilizada, mesmo enquanto peluche, está ali à espera. Haiku é um elogio à preguiça, animal e capital, ambas em vias de extinção.

  • No mesmo dia e no mesmo lugar “Aquecimento Paralelo com Daniela Cruz e Nuno Preto”. Este evento é online sem qualquer custo.

O tempo traz-nos tanto de visível como de invisível, dá e tira afetos, provoca distâncias e propõe velocidades. Para este foco famílias, o Aquecimento Paralelo é como habitualmente em dose dupla, com uma dupla de dança e teatro a partir da noção de tempo nos corpos e na voz.

  • Dia 12, ainda “Novos Talentos – Bruno Gomes Ferreiras – Piano”, pelas 11h30 no Rivoli. O seu preço é de 5 euros, tem duração de 1 hora e está classificado para maiores de 6 anos.
  • Dia 12 também os Xutos e Pontapés sobem ao palco do Super Bock Arena/Pavilhão Rosa Mota, pelas 21 horas. O seu preço varia entre os 20 e os 40 euros.
  • 12/12 – “Cantar o Natal – Oficinas do Dia”
             Local: Casa da Música
             Horas: 10h30
             Preço: 5 euros
             Classificação: M/6 anos

O Natal pode e deve ser cantado. O cancioneiro natalício é rico e constituído por melodias de todo o mundo. Nesta oficina canta a família inteira.

  • O último evento que o dia 12 reserva intitula-se “Cantar com o Tempo – Formar em casa.” Este é um evento online a decorrer no site da Casa da Música com um preço de 15 euros e uma duração de 150 minutos.

Os novos tempos redobram a importância de trabalharmos com os mais velhos, em especial, no contexto de lares e centros de dia, para que a criatividade e a abordagem positiva da vida não esmoreçam. Esta formação, especialmente dedicada ao trabalho com pessoas de idade sénior, reflete sobre aspetos como as técnicas de ensino ou a escolha de repertório que melhor potenciam a interação desejada.

  • Passando para o dia 13, “Musa – primeiras oficinas (18 meses – 3 anos)”, pelas 10h30 na Casa da Música. O seu preço é de 10 euros (adulto mais criança) e 7,50 segundo acompanhante.

O universo poético de Sophia de Mello Breyner e as referências que nele mais encontramos, como o mar, os campos, a cidade ou o tempo, são o tapete voador em que os bebés partem à descoberta da música. Como uma folha em branco dirige as palavras ao poema, jogamos com os nossos pequenos companheiros o som das coisas para aprendermos a nadar no mar do silêncio. Musa é a poeta portuense, é cada um de nós e são todas as coisas que nos invadem o corpo. Musa é a música que temos dentro e vamos aprender a libertar.

  • Também no dia 13, no mesmo local “Recordações de Florença”, pelas 11 horas. O seu preço é de 7,50 euros (25% cartão amigo) e está classificado para maiores de 6 anos.

Uma melodia pode também ser uma recordação de um lugar. Assim o entendeu Tchaikovski, quando baptizou como Souvenir de Florence a sua derradeira obra de música de câmara, destacando assim a melodia do segundo andamento que evoca a cidade italiana. Sob a direcção de um dos grandes maestros da escola russa, a Orquestra Sinfónica desvenda com Helena Marinho os mistérios desta partitura escrita para a inusitada formação de dois violinos, duas violas e dois violoncelos.
 

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial