Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoCultura

Filme “Porto” estreou na HBO

“Porto” é a primeira longa-metragem de distribuição internacional que aconteceu na cidade com o apoio da autarquia e estreou na plataforma de filme e séries HBO. Esta conta a história de dois estrangeiros que têm uma relação breve, mas intensa, na Cidade Invicta.

O filme é realizado pelo brasileiro Gabe Klinger e produzida pelo português Rodrigo Areias. Rodado em 2016 e foi exibido comercialmente em 25 países, tendo estreado nas salas de cinema portuguesa em fevereiro de 2017. A comparticipação financeira da Câmara do Porto foi de 75 mil euros, uma pequena parte do investimento total na produção da obra cinematográfica, que ascendeu “a milhões de euros”, assumiu o produtor.

“Porto” foi gravado em película de 35 milímetros, “porque o digital não capta tão bem a luz do Porto”, afirmou o realizador na cerimónia de estreia no Porto, admitindo, assim, inspiração em Manoel de Oliveira.

O elenco inclui alguns atores portugueses, como o portuense Paulo Calatré e, nos papeis principais está a francesa Lucie Lucas e o norte-americano Anton Yelchin, falecido num acidente poucas semanas depois das rodagens.

A longa-metragem conseguiu 17 nomeações para prémios em festivais de cinema internacionais, arrecadando galardões na Argentina, na Bélgica e em Portugal. Pode agora ser visto na plataforma HBO, sujeita a subscrição.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial