Plataforma de Comunicação Digital

COVID-19EducaçãoSaúde

Idosos a partir dos 65 anos, professores e pessoas com trissomia 21 prioritários na 1ªfase de vacinação

A partir de hoje, os portugueses com mais de 65 anos já vão poder receber a vacina da AstraZeneca, bem como, as pessoas com trissomia 21, e será implementado um plano para vacinar o pessoal docente e não-docente dos sectores público, privado e cooperativo.

A Direção Geral de Saúde comunicou, esta quarta feira, que atualizou a norma em relação à vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca “de forma a permitir a sua utilização sem reservas a partir dos 18 anos, dada a sua segurança, qualidade e eficácia comprovadas, tal como foi aprovado pela Agência Europeia de Medicamentos”.

Portugal repete os mesmos passos que outros países da União Europeia estão a dar há alguns dias, como a França, a Alemanha, a Bélgica e a Suécia. Esta caminha é resultante de estudos divulgados no Reino Unido apresentarem dados “suficientemente robustos” sobre a eficácia da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford nesta faixa etária.

A DGS afirmou que“os novos estudos conhecidos mostraram agora, com base em metodologias científicas robustas, que a vacina da AstraZeneca é eficaz em indivíduos com 70 ou mais anos, quer na prevenção da covid-19, quer na redução das hospitalizações por esta doença, reforçando os dados iniciais de que esta vacina é capaz de produzir anticorpos eficazes no combate à infecção por SARS-CoV-2, mesmo em pessoas mais velhas.”

Na hora de tomar a decisão de atualizar a norma relativa à vacinação prevaleceram a análise dos dados mais recentes, feita pela comissão técnica de vacinação contra a covid-19 da DGS e, um parecer do Infarmed.

FONTE: Público

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial