Plataforma de Comunicação Digital

COVID-19

COVID-19: Comprovativos de testes falsificados nas fronteiras

No ponto de passagem autorizado entre fronteiras de Vila Verde da Raia, no concelho de Chaves, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou “indícios grosseiros de falsificação”, onde 15 comprovativos de testes ao COVID-19 eram falsificados.

Numa nota de imprensa do SEF, segundo a Lusa, é referido que, “os 15 cidadãos, de nacionalidade portuguesa e estrangeira, com idades compreendidas entre os 19 e os 63 anos, a trabalhar em vários países europeus, foram intercetados pelos inspetores do SEF depois de terem efetuado uma manobra suspeita com a viatura onde seguiam”.

Os cidadãos foram constituídos como arguidos, na segunda-feira, e notificados para comparecer no Departamento de Investigação e Ação Penal de Chaves.

O SEF explicou ainda que na mesma operação de reposição do controlo de fronteiras com Espanha, apreendeu ainda um documento de identificação falso, verificado no sábado passado. Este cidadão foi detido e será presente para primeiro interrogatório no mesmo tribunal.

A circulação entre os dois países é apenas permitida nos 18 pontos de passagem autorizados, sendo que as fronteiras com Espanha estão fechadas desde o dia 31 de janeiro devido à pandemia.

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, no dia 6 de abril, não avançou datas da abertura das fronteiras, mas afirmou que o controlo de pessoas quer nas fronteiras terrestres, quer nas fluviais entre Portugal e Espanha vão se manter até deixar de ser ‘estritamente necessário’ para combater a pandemia.

FONTE: DN

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial