Plataforma de Comunicação Digital

Meteorologia

Vaga de calor para o Sul e ameaça de aguaceiros para o Norte

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera [IPMA], esta semana que está a entrar, vai haver um aumento de temperaturas, continuando a subir ao longo da semana.

Esta semana de grande calor vai ser notável especialmente nas regiões algarvias, com temperaturas que podem chegar aos 35 graus em Portimão e Tavira.

O vento no geral vai estar mais fraco, mas no Norte do país não vai dar descanso, estando temporariamente mais intenso no noroeste durante a tarde, notando-se depois uma ligeira subida da temperatura máxima no interior.

Esta vaga de calor é o resultado de uma massa de ar quente vinda do Norte de África e, embora, a região do Algarve seja a mais afetada, há zonas do Baixo Alentejo nas quais as temperaturas previstas ficam também acima dos 30 graus.

As previsões são diferentes para o resto do território continental, havendo mesmo porribilidade de aguaceiros no Litoral Norte, como por exemplo no distrito do Porto, onde os termómetros vão rondar os vinte e poucos graus.

O IPMA aplica ainda um cenário de céu pouco nublado ou limpo, que se irá manter durante a semana, havendo subidas graduais de temperaturas, onde o dia mais quente fica apontado para quinta-feira, com máxima no Porto de 22 graus.

O organismo não lançou, para já, qualquer tipo de aviso meteorológico de tempo quente, no entanto, com o avançar dos dias isto pode mudar, sobretudo nas regiões Sul, onde se prevê temperaturas mais elevadas.

FONTE: Multinews/Jornal i

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial