Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoTurismo

Explore Porto: A aplicação que permite explorar a cidade em tempo real

Criado pelo Município do Porto, o Explore Porto desafia os cidadãos e visitantes a explorarem a cidade de modo diferente. É um plataforma única, que contém informação em tempo real sobre os transportes e principais pontos de interesse.

Elaborado para disponibilizar informação útil e fidedigna sobre a mobilidade e pontos de interesse da Cidade do Porto, este serviço reflete a evolução de um sistema de informação planeada e estática para um baseado em informação em tempo real.

O Explore Porto recorre a cerca de 1.000 dispositivos de sinalização espalhados pela cidade para veicular informação, seja esta de mobilidade ou de turismo, sobre o local onde está colocado o ponto/beacon azul. Esta aplicação web permite, através da leitura do QR Code, que qualquer munícipe ou visitante na posse de um smartphone possa aceder, instantaneamente, a mais detalhes sobre aquele local, facilitando a exploração das redondezas ou o planeamento da melhor forma de se deslocar e visitar outros pontos na cidade.

Este serviço é desenvolvido pela Porto Digital, em parceria com a cidade de Helsínquia, e destaca-se pela forma como a cidade se posiciona no processo de transição digital, procurando garantir o acesso a serviços inovadores, disponibilizados de forma aberta e neutra. Resulta, não só do investimento do Município, mas também do apoio de fundos de múltiplos projetos europeus, nos quais a Porto Digital tem participado.

O projeto contou, ainda, com o cofinanciamento do Turismo de Portugal e com o apoio da STCP, Metro do Porto e Associação de Turismo do Porto, enquadrando-se na política do Município do Porto de valorização do papel das cidades enquanto agregadores de informação e serviços públicos digitais.

O Explore Porto procura ouvir e envolver a população portuense, uma vez que através do próprio website é possível os utilizadores emitirem a sua opinião e proporem novos desenvolvimentos. Destina-se a dois grandes públicos-alvo: os cidadãos, promovendo, por exemplo, a utilização dos transportes públicos, e os visitantes, numa ótica de exploração da cidade, promovendo uma diversificação do turismo e dando a conhecer locais anteriormente mais distantes dos circuitos turísticos.

A plataforma Explore Porto foi disponibilizada em pleno período de confinamento tendo registado, desde então, mais de 16 mil utilizadores. A curto prazo, está previsto o reforço da mesma, com os diferentes modos de transporte na cidade para uma promoção cada vez mais ativa da mobilidade.

Os utilizadores vão poder aceder a mais informação, com melhor qualidade e detalhe, sobre a disponibilidade dos modos suaves de transporte (trotinetes e bicicletas partilhadas), os horários dos comboios e do metro, entre outros.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial