Plataforma de Comunicação Digital

Agenda Cultural

A Cultura da cidade do Porto

A semana cultural da Cidade do Porto que se inicia com:

  • “Quintas de Leitura – Terror de te amar num sítio tão frágil como o mundo” no dia 4 de novembro pelas 22 horas no Auditório de Campo Alegre e no dia 7 de novembro pelas 17 horas de forma online no site do Rivoli. O seu preço é de 9 euros, sessão presencial, e de 3,50 euros para a sessão online e está classificado para maiores de 12 anos.

No ano em que as “Quintas de Leitura” comemoram 20 anos de (an)danças ao serviço da Palavra, foram escolhidos 20 e tal poemas de amor que continuam a encher o coração de quem os ouve. A poesia dá, assim, palavras ao coração, são poemas que “restauram o assombro e a inocência”, nas vozes de Catarina Carvalho, Marta Bernardes, Teresa Coutinho, João Paulo Costa e Paulo Campos dos Reis.

  • No dia 4 de novembro pode assistir a “Caderno de obra” pelas 19 horas no Teatro Nacional São João.

“Caderno de obra” mostra o Teatro São João como uma obra aberta. Toda a sua história e reabilitação será aqui contada, de uma forma bastante aberta, sem segredos.

  • Também no dia 4 de novembro “Monólogos da Vagina” regressam ao Coliseu do Porto pelas 21 horas. Este evento tem um valor que varia entre os 15 euros e os 135 euros e está classificado para maiores de 16 anos.

Este evento é composto por pequenos vários textos, onde cada um deles aborda temas relacionados com experiências femininas, em diversos temas. Numa conversa e interpretação de Marta Andrino, Teresa Guilherme e Melânia Gomes, são abordadas conversas sem qualquer tipo de vergonha ou preconceito.

  • No dia 4 de novembro pode assistir, ainda, a “Luta Livre” pelas 21h30 na Casa da Música. O seu valor é de 15 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Este é um projeto de Luís Varatojo que resulta de um olhar sobre a sociedade e sobre a atualidade. Neste projeto, o autor encontrou uma forma de expor a sua perspetiva sobre a realidade de todos os dias, a desigualdade social, as injustiças e tantos outros temas que, de certa forma, o incomodam.

  • De 4 a 28 de novembro pode assistir a “Commedia de la carte – mais do mesmo” no Teatro Sá da Bandeira. Este evento que derrote pelas 21 horas dos dias mencionados, tem um valor a variar entre os 16 e os 22,50 euros. Está classificado para maiores de 12 anos.

Depois da celebração dos 20 anos e de gastarem tudo o que tinham num espetáculo tecnológico, este ano, tal como o próprio nome indica, farão mais do mesmo.

  • O dia 4 de novembro reserva, também, estreias no cinema. Começamos por apresentar “Aviso Vermelho”, que retrata o aviso lançado pela Interpol (Aviso Vermelho), o que faz com que John Hartley se envolva no caso em questão. A sua perseguição a nível global vai coloca-lo no meio de um assalto ousado, onde é forçado a medir forças com Nolan Booth, o maior ladrão de arte do mundo. Uma grande aventura que os levas até vários locais do mundo.

“Eternos”, uma produção da Marvel Studios, acompanha um grupo de heróis para além das estrelas que protegem a Terra desde a criação do Homem. Criaturas monstruosos, dadas como extintas há bastante tempo, vão regressar de forma misteriosa, fazendo com que os Eternos se reúnam para, mais uma vez, defenderem a humanidade.

“Os Elfkins – operação pastelaria” retrata a vida dos Elfkins que têm vivido debaixo da terra, escondidos do mundo, evitando qualquer tipo de perigo. Um dia, dois Elfkins, de forma aventureira, decidem ir para a superfície e encontrar o seu destino, acabando por passar por diversas aventuras.

“Eunice ou a carta a uma jovem atriz”, também tem estreia marcada no dia 4 de novembro. Uma homenagem a uma grande atriz portuguesa que marcou uma geração de atores e que deixa agora para trás inúmeras memórias de trabalhos. Nesta espécie de documentário, também será explorada a vida pessoal da tão acarinhada atriz Eunice Muñoz, contracenando com a sua neta, Lidia Munõz.

“Spencer” conta a história do casamento da Princesa Diana e do Príncipe Carlos, que há muito se transformou numa relação gélida. Entre inúmeros rumores de casos extraconjugais e divórcio, é aqui contada a história desta princesa que marcou o mundo.

Por fim, “Três Andares” conta a história de três famílias que vivem num prédio de 3 andares num bairro de Roma. Durante 10 anos, as vidas de cada família são determinadas por eventos que obrigam as personagens a lidar com situações dolorosas, difíceis e inconfortáveis.

  • Nos dias 5 e 6 de novembro “Paulo Mota/Devagar – BuffaloBil” estará no Rivoli pelas 19h30. O seu preço é de 9 euros e está classificado para maiores de 16 anos.

Buffalo Bill’s Wild West é um circo que atingiu fama mundial e percorreu o mundo inteiro. Deu origem à conhecida banda desenhada Buffalo Bill, onde se afigurava como grande guardião da justiça.

  • Nos dias 5 e 6 de novembro “Manuel Wilborg – Balleteatro” a apresentar a peça “Amendoins”. Este evento decorre pelas 21h30 no dia 5 e pelas 16h e 21h30 do dia 6, no Café Teatro do Campo Alegre. O seu preço é de 7 euros.

Em “Amendoins” procura-se elaborar um sumário de temas da globalização. As 23 secções da peça representam uma tentativa de medir, na vida de todos os dias, os grandes temas da política. Passam dez anos de ato para ato e a peça leva a refletir sobre como as coisas podiam ter sido diferentes se num tempo passado tivéssemos feito opções de vida diferentes.

  • No dia 5 de novembro pode assistir a “Delírio Concertante – Orquestra Barroca e Orquestra Sinfónica do Porto” pelas 21h30 na Casa da Música. O seu preço é de 5 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

A Orquestra Barroca e a Orquestra Sinfónica juntam-se para se dedicarem a um dos géneros instrumentais mais importantes do período barroco: o concerto grosso.

  • Ainda no dia 5 de novembro “Cálculo – apresentação Royale” pelas 22 horas no Hard Club. O seu preço é de 10 euros e está classificado para maiores de 12 anos.

“Cálculo” está de volta aos palcos. Depois de um ano em cheio, antes da chegada da pandemia, com presença em alguns dos maiores festivais nacionais, Hugo aproveitou para se dedicar à produção do seu 3º álbum de originais – Royale.

  • O dia 6 de novembro apresenta “Novos Talentos – Novitatis Trio – Isabel Ferreira, Joana Fonseca e Eugénia Moura – Clarinete, Viola D’arco, Piano” pelas 17 horas no Rivoli. Este evento está classificado para maiores de 6 anos.

O percurso profissional e a motivação de tocarem em ensemble despertou-lhes o interesse pelo repertório da sua formação em trio e, também, pela adaptação de outras obras e diferentes estilos musicais.

  • “Oficina Critique – Lear” estará pelas 16 horas do dia 6 de novembro no Teatro Nacional São João e pelas 21h via zoom, no dia 11 de novembro.

No âmbito do programa “Vizinhanças” prosseguem as experiências e Luís Mestre investe na condição de espectador, aguçando o olhar sobre Lear.

  • De 6 a 20 de novembro “Lear” estará, então, no Teatro Nacional São João pelas 16 horas nos dias 7 e 14 e pelas 19 horas nos restantes dias. O seu preço varia entre os 10 e os 40 euros e está classificado para maiores de 12 anos.

Concluídas as obras de reabilitação do interior do Teatro São João, é do alto do Rei Lear, de Shakespeare, que conhecemos a curva de um tempo pós-centenário.

  • De 6 a 20 de novembro vão acontecer “Visitas Guiadas ao Coliseu” entre as 10h e o 12 horas. O seu preço é de 12,50 euros.

Aos sábados e domingos visite o Coliseu do Porto e fique a conhecer toda a sua história e segredos.

  • Dia 6 de novembro “O homem da Amália” estará no Coliseu do Porto pelas 21 horas. O seu preço varia entre os 16 e os 90 euros e está classificado para maiores de 12 anos.

Neste evento será contada a história de amor mais profunda, mais estranha e mais secreta que alguém teve com Amália Rodrigues. Através dos fados que ela cantou, dos versos que escreveu e das paixões que sentiu, vamos acompanhar Amália ao longo de 1h15. Num espetáculo cheio de golpes de teatro, vamos conhecer Amália como só um homem conheceu.

  • Tony Carreira está de regresso aos palcos no dia 6 de novembro, no Super Bock Arena, pelas 22 horas. O seu preço varia estre os 15 e os 75 euros.

Tony Carreira está, então, de regresso aos palcos com a “Tour Estou Aqui”. Um regresso tão esperado pelos seus fãs, agora no Pavilhão Rosa Mota.

  • Também no dia 6 de novembro “Pintura Concertante – Remix Ensemble e Orquestra Sinfónica do Porto” pelas 18 horas na Casa da Música. O seu preço é de 14 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Dois solistas de craveiro estarão ao lado do Remix Ensemble neste programa dedicado à música concertante. A noite termina com a Orquestra Sinfónica apresentando uma versão original da obra mais recente que Bruckner escreveu.

  • “Joy Division – 40 years with(out) Ian Curtis” estará pelas 22 horas no Hard Club, no dia 6 de novembro. O seu preço é de 10 euros e está classificado para maiores de 16 anos.

A estreia de “Closer” no Hard Club do Porto assinala os 40 anos passados desde a morte de Ian Curtis. Assistir a uma atuação dos Closer é mais uma oportunidade para recordar, ao vivo, os temas inesquecíveis do imaginário singular desta extraordinária banda.

  • Passando para o dia 7 de novembro “Momentum 21 – Nova linha da frente” estará no Coliseu do Porto. O seu preço é de 25 euros.

Este é um evento singular e destina-se a todos aqueles que estão empenhados a mudar de vida e em maximizar os seus resultados, visando a sua realização pessoal e profissional.

  • Também no dia 7 de novembro pode assistir com os mais novos a “Floresta dos sons” pelas 10 horas e 16 horas na Casa da Música. O seu preço é de 10 euros (adulto e criança) e de 7,50 euros (Segundo acompanhante).

Um mergulho na floresta, pelas suas histórias e paisagens sonoras, que recorrendo às tecnologias dará oportunidade de ouvir múltiplas formas de sons numa floresta mágica.

  • “Tradição Italiana – Remix Ensemble e Orquestra Barroca Casa da Música” estará pelas 18 horas na Casa da Música no dia 7 de novembro. O seu valor é de 14 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

Mais um concerto da Orquestra Barroca da Casa da Noite a proporcionar um final de tarde diferente a quem vai assistir, fazendo com que façam uma viagem inesquecível até aos outros tempos de Itália.

  • A partir do dia 8 de novembro Diogo Piçarra apresenta “Vem dançar comigo season” no Teatro Sá da Bandeira.

Esta é a primeira vez que o artista se apresenta sozinho em palco, num registo totalmente diferente daquilo que alguma vez já fez. Em cada dia, trás consigo um convidado especial para cantar com ele, nomeadamente Pedro Abrunhosa (no dia 8/11), Maria Liz (no dia 9/11) e Fernando Daniel (no dia 10/11). Os três concertos têm horário marcado para as 20h30.

Diogo Piçarra já desvendou um pouco do que está a preparar nas suas redes sociais e, como já era de esperar, os bilhetes já se encontram esgotados.

  • A terminar o nosso Cartaz Cultural, o dia 9 de novembro reserva “Ensemble Allettamento” pelas 19h30 na Casa da Música. O seu preço é de 6 euros e está classificado para maiores de 6 anos.

O Ensemble Allettamento estreia-se na Casa da Música com um programa que percorre a evolução do repertório para violino e violoncelo ao longo dos séculos XVII e XVIII. Inteiramente dedicado a compositores italianos, o recital inclui obras que demonstram os diferentes discursos e dinâmicas que surgiram entre os dois instrumentos no período Barroco.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial