Plataforma de Comunicação Digital

EsposendePolícia

GNR apreende cerca de dez quilos de meixão em Esposende

A Guarda Nacional Republicana, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Esposende, apreendeu, esta terça feira, cerca de dez quilos de enguia-europeia (Anguilla anguilla), em estado juvenil, mais vulgarmente conhecida como meixão, no concelho de Esposende,

Em comunicado, as autoridades referem que nesta operação foi detido um homem de 43 anos.

“No âmbito de uma operação conjunta de fiscalização de captura ilegal de meixão no Rio Cávado, os militares da Guarda verificaram uma embarcação de pesca profissional com movimentos suspeitos. Em ato contínuo, foi possível observar o carregamento de dois recipientes para o interior de uma viatura ligeira, que foi intercetada. Após diligências policiais, foi possível apurar-se o conteúdo dos recipientes se tratava de 9,70 quilos de meixão.

Foi detido um homem de 43 anos, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Braga.

O meixão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.

A ação contou com o reforço do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Barcelos.”

A enguia europeia, (Anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie. O valor do meixão, no mercado final (países europeus e asiáticos), varia consoante os meses e pode alcançar um valor de seis mil euros por quilo.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial