Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoCultura

Busto de Baco da Praça da República vandalizado

Esta terça-feira, o busto de autoria de António Teixeira Lopes, de 1916, exposto no Jardim de Teófilo Braga na Praça da República, foi encontrado vandalizado.

O busto de Baco que se refere ao Deus romano, protetor das vinhas e do vinho, apesar do bom estado e sem grandes danos, estava derrubado no chão. A estátua está agora desmontada e sob a guarda dos serviços municipais para que seja tratado, limpo e conservado, para, posteriormente, ser devolvido à posição original.

Recordamos que, nesta representação, Baco é representado como sorridente e completado por parras com uvas, sobre um alto pedestal em granito. Este busto foi modelado em barro, em 1906 pelo escultor António Teixeira Lopes e acabou por ser representada em bronze, sendo inaugurada a 5 de outubro de 1916, dia da comemoração da Implantação da República.

Com este infeliz acontecimento, a Câmara do Porto apela ao respeito pelo património da cidade, independentemente das opiniões que cada um tem sobre o contexto histórico ou artístico do mesmo.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial