Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

“Contu Mil Sonhos” faz sonhar crianças do bairro de Contumil no Porto

Contu Mil Sonhos é um projeto de solidariedade social com sede no Porto que dá apoio a crianças e adolescentes do bairro de Contumil. O projeto conta com cerca de 30 voluntários, maioritariamente jovens adultos, que acompanham algumas crianças e jovens carenciados do bairro de Contumil em atividades mensais e em um campo de férias de verão.

O projeto Contu Mil Sonhos começou em 2017 com a colaboração de um missionário da Família Missionária Verbumdei e a ajuda de alguns jovens universitários da Faculdade de Economia do Porto, pela associação sem fins lucrativos “Gesto e Palavra – Associação de promoção social”, e é vocacionado para o acompanhamento e inclusão social de crianças e adolescentes que têm contextos sociais desfavoráveis.

Os campos de férias realizados anualmente pelo projeto social Contu Mil Sonhos têm uma grande vertente de consciência social, decorrendo durante a semana de cada campo atividades como a visita a um lar, caminhadas em pleno contacto com a natureza, visitas ao quartel dos bombeiros e visitas a parques biológicos.

Hoje em dia, e com a evolução do projeto, o encontro com as crianças é feito mensalmente e conta com atividades preparadas pelos voluntários. Os encontros realizam-se no Conventinho de Contumil, sede principal do projeto missionário de acompanhamento destas crianças.

Voluntários do projeto Contu Mil Sonhos

Um dos principais objetivos deste projeto, e que é simultaneamente, uma das preocupações centrais, é oferecer às crianças um acompanhamento individual e personalizado de acordo com as suas necessidades. Esta preocupação aumentou com a presente pandemia de Covid-19, visto que este problema se tornou também uma questão social para estas crianças.

Este projeto foi também o vencedor da edição deste ano do Prémio “Dia do Voluntariado na Universidade do Porto” no final do ano passado, contanto assim com o prémio de 1000 euros, patrocinados pela Fundação Amadeu Dias (FAD) que ajudarão nas despesas das atividades do projeto.

Voluntários do projeto Contu Mil Sonhos
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial