Plataforma de Comunicação Digital

cidadeCidade do PortoportoSem categoria

Grande agitação marítima deixa o Porto em estado de alerta até quinta-feira

Prevê-se uma grande agitação marítima para esta quarta e quinta-feira no Porto, ficando o distrito em estado de alerta. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta para o aviso amarelo às 6 horas de quarta-feira, que passará a laranja durante o dia. Por segurança, serão estabelecidos perímetros de segurança nas avenidas de D. Carlos I, do Brasil e de Montevideu.

Esperam-se grandes ondas vindas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 6 e as 12 horas de amanhã, o que leva ao alerta de aviso amarelo. A situação agrava para aviso laranja entre as 12 horas de dia 16 e as 9 horas de dia 17, e preveem-se ondas de 5 a 6 metros.

Segundo previsões do IPMA, espera-se o aumento do risco de galgamentos costeiros durante os períodos de preia-mar, dificuldades com embarcações junto à costa e possíveis acidentes junto à costa e molhes existentes.

A Proteção Civil informa que, em jeito de precaução face às más condições meteorológicas, serão estabelecidos perímetros de segurança para os peões na Avenida de Dom Carlos I – na zona da barra do Douro – e à cota baixa na Av. do Brasil e Av. de Montevideu, no entanto a circulação automóvel não irá ser interrompida, apesar de ser feita uma monitorização da situação nos períodos coincidentes com as preia-mar .

A Proteção Civil aconselha a toda a população que tome as devidas precações, que não estacione automóveis juntos a zonas marítimas, nem pratique atividades físicas e passeios junto às zonas costeiras.

A Câmara do Porto vai continuar a acompanhar a atualização destas previsões, e compromete-se a implementar todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e a difundir os avisos que se considerem necessários.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial