Plataforma de Comunicação Digital

Politica

Braço direito de Costa é regionalista do Norte

António Costa foi buscar um homem do Norte, forte defensor da regionalização, para seu braço direito.

Miguel Alves, presidente da Câmara de Caminha, vai ser secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro, um cargo que não estava previsto na orgânica atual do Governo.

A tomada de posse será hoje pelas 19.30 horas, em Belém, juntamente com Margarida Tavares, médica do Hospital de S. João, e Ricardo Mestre, sub-diretor-geral da Saúde, que vão fazer equipa com o novo ministro Manuel Pizarro.

Miguel Alves foi seu adjunto entre janeiro de 2006 de maio de 2007 quando Costa foi ministro da Administração Interna e acompanhou-o mais tarde na Câmara de Lisboa entre 2007 e 2009.

O presidente da Câmara de Caminha é também presidente do Conselho Regional do Norte. Neste cargo tem deixado clara a sua posição favorável à regionalização, considerando que é “a mãe das reformas”. Chegou até a exigir ao Governo que desenhasse um “mapa de atuação” que mostrasse o caminho a seguir até ao referendo, que o PS apontou para 2024.

Licenciado em direito, 46 anos, foi dos primeiros autarcas a aceitar a descentralização de competências e tem lutado pela valorização do poder local, especialmente da região Norte, na distribuição de fundos comunitários. Foi uma das vozes mais críticas quando o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, decidiu abandonar a Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial