Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do Porto

Fonte dos Leões vai ser reabilitada

A Fonte Monumental dos Leões, na Praça de Gomes Teixeira, vai ser reabilitada e limpa. Os trabalhos, a cargo da empresa municipal Águas e Energia do Porto, pretendem restabelecer toda a beleza do emblemático chafariz e, simultaneamente, torná-lo mais eficiente em termos hídricos e de iluminação.

A recuperação inclui a retificação pontual da estrutura; a reparação de fugas, quer na fonte, quer no subsolo; tratamento das peças metálicas e respetiva pintura; reparação e impermeabilização do tanque e restruturação de toda a iluminação; aumento da eficiência hídrica e da qualidade da água. O objetivo é otimizar o funcionamento do equipamento, permitindo, também, a conservação e reabilitação da estrutura centenária.

A restauração deste monumento desenvolver-se-á em cinco fases, tendo uma duração prevista de dois meses.

Fonte dos Leões era parte da rede de abastecimento de água da cidade

A Fonte Monumental dos Leões, vulgarmente conhecida como Fonte dos Leões, foi construída entre 1881 e 1886, no âmbito do Plano Geral de Abastecimento de Água à Cidade do Porto, a cargo da empresa francesa Compagnie Générale des Eaux pour l’Etranger.

Funcionava como desacelerador de pressão da água que vinha do Reservatório dos Congregados e que abastecia as freguesias mais ribeirinhas do Porto. Daqui também era conduzida a água que abastecia a zona ocidental da cidade, com término no Reservatório da Pasteleira (hoje núcleo do Museu da Cidade).

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial