Plataforma de Comunicação Digital

Cidade do PortoCultura

Nova identidade e programação do Museu e Bibliotecas do Porto reveladas na Alfândega

A revelação da nova identidade do Museu do Porto e das Bibliotecas do Porto terá lugar às 17h30 desta quarta-feira, 1 de março, num evento que decorre na Alfândega do Porto, e que servirá também para apresentar a programação dos vários espaços para os próximos meses.

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e o diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado, darão a conhecer a nova identidade de comunicação que vai agregar os museus e bibliotecas da esfera municipal. A programação detalhada destes espaços para março e abril e as principais opções de 2023 serão igualmente reveladas na cerimónia, com o lançamento de uma agenda.

Susana Cabeleira apresentará um DJ set dedicado à celebração do lançamento do Museu e Bibliotecas do Porto. Sonoridades melódicas e vigorosas na esfera da música eletrónica, acolhem o crepúsculo do nascimento noturno desenhado sobre o horizonte Douro.

O Museu do Porto é constituído por uma rede de 10 espaços, que abraça a cidade de ocidente a oriente, e que inclui edifícios notáveis da cidade, jardins, parques, coleções e arquivos. “Será à cidade do Museu que o Museu do Porto nos liga, numa constelação de casas e experiências de memória e conhecimento, de criação, comunicação e fruição, que se renovam, para todos os públicos”, sublinha Jorge Sobrado.

A denominação Museu do Porto recupera a identidade do primeiro museu municipal do país, criado na cidade, e que partiu da coleção particular de João Allen, exposta a partir de 1836. O Museu Municipal do Porto abriu as portas ao público em 1852, apresentando diferentes disciplinas artísticas, da pintura à arqueologia.

Neste caminho feito de identidades e novas ideias, empreendido há quase dois séculos, o Museu do Porto reforça a ligação à cidade e ao tecido local, regional, nacional e internacional, com um conjunto de programas diversificados, coleções, reservas e atividades.

Da mesma forma, as Bibliotecas do Porto adotam uma identidade visual única, que compreende a Biblioteca Pública Municipal do Porto, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett e a Biblioteca Popular de Pedro Ivo. Nestes espaços de acesso ao livro e ao conhecimento, de promoção da leitura e estímulo do estudo e da criatividade, pretende desenvolver-se uma programação regular para públicos de diferentes interesses e de todas as idades.

A Biblioteca Pública Municipal do Porto foi fundada em 9 de julho de 1833, por ordem de D. Pedro IV, em plenas lutas liberais. Está instalada, desde 1842, no antigo Convento de Santo António da Cidade, classificado como imóvel de interesse público desde 1972. Inaugurada a 2 de abril de 2001, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett encontra-se num edifício localizado nos Jardins do Palácio de Cristal, coração do Romantismo no Porto. Em pleno Jardim da Praça Marquês do Pombal, a Biblioteca Popular de Pedro Ivo abriu ao público a 7 de janeiro de 1948, num edifício singular concebido, exclusivamente, com o propósito de servir de repositório dos conhecimentos elementares para os mais necessitados. Ainda em 2023 será palco de uma intervenção de mediação cultural pluridisciplinar até integrar o projeto Biblioteca Errante, numa rede de microbibliotecas.

PROGRAMA

17h30

Apresentação pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e pelo diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, Jorge Sobrado

18h00

DJ set por Susana Cabeleira

Porto de honra

Por PORTO.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial