Plataforma de Comunicação Digital

Religião

Abusos sexuais afastam pessoas da Igreja

“O tema dos abusos sexuais tem abalado muitas pessoas, com grande eco nos órgãos de comunicação e, para muitos, abalou a credibilidade da própria Igreja”, declarou D. José Ornelas na missa da 90.ª peregrinação diocesana. No altar do santuário, o bispo de Fátima lamentou também que “muitas pessoas perderam mesmo o interesse de participar na vida da comunidade” mas que a Igreja tudo irá fazer “para que estas situações não se repitam e para que as nossas comunidades sejam expressão de carinho verdadeiro e espaços seguros para o crescimento dos mais pequenos e mais necessitados de protecção e de ajuda”.

“É preciso abrir os túmulos do faz de conta, do encobrimento. A abertura dos arquivos tem de significar abrir o coração à justiça, à reparação, à esperança”, afirmou o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, reconhecendo que a calamidade dos abusos é relevante, “não esconder nem se resignar ao mal”, é a postura exigida.

“Procurar conhecer a realidade, exprime, antes de mais, que repudiamos esses maus procedimentos, que não são nem a generalidade nem o ser da Igreja, que somos nós todos”, finalizou D. José Ornelas.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial