Plataforma de Comunicação Digital

Pelo Mundo

Mais de 90% de Mariupol foi completamente destruída

Volodymyr Zelensky sinalizou hoje no seu Instagram que mais de 90% do território de Mariupol foi completamente destruído neste último ano pelas forças russas.

O presidente ucraniano numa mensagem publicada nas suas redes sociais, compara a destruição da cidade de Mariupol através de imagens de satélite de 2021 a outras imagens deste ano. Zelensky sustenta que, “Quase meio milhão de pessoas viveram lá. E agora quase não há casas intactas.”

Estas imagens que foram obtidas pelo Google Maps após a atualização da situação da cidade de Mariupol desde o início da invasão russa, mostram o território completamente destruído. Podemos observar blocos inteiros de edifícios que têm vindo a cair em ruína desde março de 2022.

Segundo a mensagem deixada hoje no Instagram do presidente ucraniano, “O Estado terrorista russo fez tudo o que pôde para destruir esta cidade. Mais de 90% de Mariupol foi destruída.”

O ataque russo à Ucrânia já permanece há mais de um ano, e os bombardeamentos ocorridos na madrugada de sexta-feira foram considerados os piores dos últimos dois meses. Atingindo já várias cidades no centro e sul do país.

A comissão europeia considera estes bombardeamentos crimes de guerra e afirma que “não haverá impunidade” para os envolvidos no desastre.

Veja a publicação de Volodymyr Zelensky: https://www.instagram.com/reel/CrnHke2oS5r/?utm_source=ig_web_copy_link

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial