Plataforma de Comunicação Digital

Saúde

Estados Unidos aprovam primeira vacina para o vírus sincicial respiratório

Estados Unidos aprovaram ontem a primeira vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (RSV), responsável (segundo números oficiais) pela bronquiolite e dezenas de milhares de mortes todos os anos.

A autorização para a vacina Arexvy, gizada pela gigante farmacêutica britânica GSK, foi ratificada pela agência norte-americana do Medicamento (FDA) para adultos com 60 anos ou mais.

Isto representa “um sucesso significativo de saúde pública na prevenção de uma doença que pode ser fatal”, destacou Peter Marks, alto responsável da FDA, via comunicado.

Na semana passada, esta mesma vacina recebeu parecer favorável da Agência Europeia de Medicamentos (EMA). A decisão final da Comissão Europeia é aguardada nos próximos meses.

O RSV é descrito como um vírus muito comum e altamente contagioso, conhecido por causar bronquiolite (infeção dos pequenos brônquios) em crianças no período de Inverno, Também afecta adultos e pode ser perigoso para idosos, se degenerar numa infecção respiratória (bronquiolite ou pneumonia).

Foram décadas de investigações, uma corrida entre vários grupos farmacêuticos para conquistar um mercado ultra lucrativo lucrativo.

Os laboratórios Pfizer e Moderna já estão a desenvolver uma vacina contra o RSV para idosos.

A Pfizer anunciou que espera uma decisão da FDA sobre a sua aprovação nos EUA em Maio.

Tendo em conta as autoridades de saúde dos EUA, este vírus causa a morte de 6000 a 10000 pessoas com 65 anos ou mais nos Estados Unidos a cada ano, e entre 60 mil a 160 mil hospitalizações.

A GSK anunciou, em comunicado, que a sua vacina estará disponível a partir da próxima temporada epidémica deste ano.

A aprovação da vacina pela GSK é baseada num ensaio clínico com aproximadamente 25000 participantes, metade dos quais recebeu a vacina e a outra metade um placebo.

A vacina foi considerada 83% eficaz na prevenção de infeções do foro respiratório inferior.

Os efeitos colaterais foram principalmente fadiga, dores musculares ou dores de cabeça.

Num outro estudo de menor dimensão, um participante desenvolveu a síndrome de Guillain-Barré, uma condição neurológica rara, nove dias após receber a vacina Arexvy.

A FDA pediu à GSK para permanecer a desenvolver estudos para monitorizar esse risco.

Todos os Invernos a bronquiolite está presente, mas foi consistente abordada no ano passado, num contexto de fim dos confinamentos ligados à pandemia de covid-19 e, por isso, de aumento da circulação do vírus.

Segundo as autoridades de saúde dos EUA, este vírus causa a morte de 6.000 a 10.000 pessoas com 65 anos ou mais nos Estados Unidos a cada ano e entre 60 mil e 160 mil hospitalizações.

A GSK adiantou, em comunicado, que a sua vacina estará disponível a partir da próxima temporada epidémica deste ano.

A aprovação da vacina pela GSK é baseada num ensaio clínico com aproximadamente 25.000 participantes, metade dos quais recebeu a vacina e a outra metade um placebo.

A vacina foi considerada 83% eficaz na prevenção de infeções do foro respiratório inferior.

Os efeitos colaterais foram principalmente fadiga, dores musculares ou dores de cabeça.

Num outro estudo de menor dimensão, um participante desenvolveu a síndrome de Guillain-Barré, uma condição neurológica rara, nove dias após receber a vacina Arexvy.

A FDA pediu à GSK para continuar a conduzir estudos para monitorizar este risco.

Todos os invernos a bronquiolite está em destaque, mas foi particularmente falada no ano passado, num contexto de fim dos confinamentos ligados à pandemia de covid-19 e, por isso, de aumento da circulação do vírus.

Tendo em conta premissas governamentais, os Estados Unidos e a Europa terão sido vincadamente atingidos, principalmente os bebés, que evitaram ser expostos durante a pandemia de covid-19.

No final de 2022, a União Europeia aprovou um tratamento preventivo para bronquiolite, desenvolvido em conjunto pela AstraZeneca e Sanofi. Destinado a bebés, o nirsevimab não é estrictamente uma vacina, mas, segundo os investigadores funcionará com a mesma intenção preventiva.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial