Plataforma de Comunicação Digital

porto

Serralves em Festa bate recorde de visitantes

Serralves em festa recebeu dos mais velhos aos mais jovens e atingiu milhares de visitantes que se fizeram sentir nos espaços da Fundação de Serralves, no Porto, durante o fim de semana passado.

Serralves em Festa já não se realiza há mais de quatro anos e voltou este ano em grande. Este é um festival de 50 horas sem parar, de atividades culturais totalmente gratuitas que ficou lotado este primeiro fim-de-semana de junho na cidade do Porto.

Este é o maior festival de arte contemporânea em Portugal, que bateu o recorde de visitantes, contando já com mais de 290 mil pessoas.

Segundo um comunicado enviado ao Porto canal, este festival foi visitado por, exatamente, 291 758 pessoas. Este número comparado à edição de 2019, aumento em 10%, uma vez que nesse ano foram registados 250 mil visitantes.

Este evento decorreu durante todo o fim de semana passado, e em 50 horas recheou os visitantes de várias atividades, desde a música, teatro, dança, cinema, circo, artes visuais.

A edição de 2023 ficou assinalada pelo cinema de Manoel de Oliveira, Barricada de Marcelo Evelin, “Stairs” de Yoann Bourgeois e um bailarino com síndrome de Down a dançar as bachianas Variações Goldberg.

Outros destaques foram as peças de teatro, como Galochas, de Martina Griewank, A Cereja de Alberto, de Isabel Fernandes Pinto e Joaquim Pavão, ou Gnoma, de Pea Green Boat. Na Casa Manoel de Oliveira, serão exibidos filmes como Aniki-Bóbó, Porto da Minha Infância ou Visita ou Memórias e Confissões.

“O público feminino representou a maioria dos visitantes, com 55%, e a média de idades foi de 35,2 anos. Já no caso dos homens, a média de idades foi de 38,7 anos. Além disso, uma outra percentagem que se destacou foi a da presença de outras nacionalidades, com cerca de 24%. Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Espanha foram os países mais predominantes no evento de arte contemporânea. “.

Um estudo de públicos e de impacto económico do Serralves em Festa, realizado pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC) e pela Fundação de Serralves, mostrou que mais de 80% das pessoas têm intenção em voltar ao Serralves em Festa no próximo ano. Podemos por isso concluir que, tudo indica que em 2024 a Cidade do Porto volta a receber o Serralves em Festa para mais um fim de semana cheio de cultura para toda as idades.

Imagem: Serralves

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial