O Porto vai ser palco de uma “viagem gastronómica pelo mundo” designada Melting Gastronomy Summit, marcada para 14,15 e 16 de novembro e que pretende tirar partido da crescente notoriedade da cozinha portuguesa.
A organização, da Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade (AGAVI), refere que “durante 3 dias a Invicta vai ser palco de conversas abertas, provas, almoços, jantares, apresentação de negócios e de novas ideias com alguns dos nomes mais relevantes do setor a nível mundial”.
O encontro reunirá “chefs”, nutricionistas, artistas, jornalistas, escritores, académicos e empreendedores de todo o mundo” numa ampla reflexão tendo como mote a “ideia de multiculturalidade” e de intercâmbio aplicada à cozinha.
“Há um olhar diferente sobre Portugal e o país ganhou legitimidade para fazer uma grande convocatória para um evento como este”, explicou à agência Lusa o presidente da AGAVI, o empresário António Souza-Cardoso.
O Melting Gastronomy Summit, que terá lugar na Alfândega do Porto, tem como objetivo ser “o primeiro grande encontro internacional de gastronomia em Portugal” e aproveitar “o momento único que o país está viver” tanto na gastronomia e nos vinhos, com a conquista de várias distinções de impacto internacional.
António Souza-Cardoso recordou que se comemoram este os 500 anos da viagem de circum-navegação capitaneada por Fernão de Magalhães, para reforçar a ideia de um país capaz de se “misturar” com muitos outros e de por isso acolher “um encontrode culturas”.
A organização, em parceria com a Academia Internacional de Gastronomia, diz que há entre os oradores convidados “o presidente da Slow Food International, Carlo Petrini, o presidente da Academia Internacional de Gastronomia, Rafael Ansón, e o guru mundial do pão artesanal”, o norte-americano Chad Robertson”.
O evento inclui conversas abertas, projeção de filmes, apresentação de ideias, projetos e negócios, provas, almoços e jantares, showcookings, divulgação de livros e intervenções artísticas, entre muitas outras iniciativas” e um dos painéis será moderado pelo crítico e escritor Miguel Esteves Cardoso.
“Arte, sustentabilidade, nutrição e empreendedorismo são outros dos conceitos centrais” que estarão presentes neste evento, anunciando-se ainda “espaços para a partilha de livros e histórias, no festival de filmes gastronómicos Melting Movies e a apresentação de projetos inovadores”.