São agora 63 o número de estabelecimentos históricos protegidos pelo programa municipal Porto de Tradição. O Executivo municipal aprovou por unanimidade a classificação da Confeitaria Serrana, na Rua do Loureiro, e d’O Buraquinho, na Praça dos Poveiros.
Em reunião de Câmara realizada nesta terça-feira, toda a vereação reiterou que a Confeitaria Serrana e O Buraquinho reúnem os requisitos para integrar o Porto de Tradição.
A primeira classificação ocorrera em fevereiro, no entanto, no período de consulta pública, foram rececionadas pronúncias relativas aos dois estabelecimentos. Como manda o regulamento, o Grupo de Trabalho voltou a reavaliar os processos e concluiu manter, em ambos, os pareceres favoráveis previamente emitidos.
Foi ainda aprovado por unanimidade submeter a consulta pública, pelo período de 20 dias, o reconhecimento de mais três lojas históricas – Barbearia Tinoco; Benedito Barros; Carvalho, Batista & Cª – após análise e avaliação favorável do Grupo de Trabalho
A Câmara Municipal do Porto, em carta assinada pelo vereador Dr. Manuel Pizarro, notificou o histórico estabelecimento “O Buraquinho” situado na Praça dos Poveiros, classificando-o como “de interesse histórico, cultural ou social” na cidade do Porto.
A equipa Rádio Portuense endereça os parabéns a estes locais que por nós também são frequentados.